2ª Edição do Sub-forum da Juventude em Governação da internet em Moçambique: Sessão 3: (yFGIMz2025): IA contribui no processo de ensino e aprendizagem
O painel com o tema Inteligência Artificial na Educação: uso de ChatGPT no ensino e no desenvolvimento de capacidade em Inteligência Artificial, foi moderado pela Dra. Gertrudes Machatine do Instituto Nacional de Tecnologias de
Informação e Comunicação e teve como oradores, o Prof. Doutor Célio Sengo, docente e investigador na Universidade Pedagógica de Maputo, Mestre Cecilia Tivir – Doutoranda na Universidade Gaston Berger Senegal pesquisadora visitante na Worcester Polychnic Institute e M. Sc. Luís Olumene, Docente e Investigador no Instituto Superior de Transporte e Comunicações (ISUTC) e Mestre Ruben Manhiça, docente e investigador na Universidade Eduardo Mondlane.
O painel de mais de 50 participantes e com duração de cerca de uma hora, foi momento de debate acesso e activo dos jovens.
A necessidade de formação ou capacitação de professores para o uso de IA e da integração curricular da IA foi mencionada neste painel, assim como o uso ético dessas ferramentas, relacionados com a privacidade de dados, dependência tecnológica, plágio e responsabilidade intelectual.
Para Célio Sengo, É “preciso capacitação e formação contínua para o melhor uso destas ferramentas, pois é sabido que a tecnologia é dinâmica, mas é imperioso que estas matérias sejam integradas no sistema curricular de ensino e aprendizagem” – disse Sengo.
O debate ainda incidiu em torno das aplicações práticas do ChatGPT na sala de aula, na produção de textos, correcção automática, tutoria personalizada, actividades interactivas, cálculos matemáticos, dentro outros.
Ruben diz que a IA é uma ferramenta que ajuda o docente e tem a capacidade de gerar textos, documentações e sugestões de alta qualidade, mas limita a capacidade do aluno e a eficácia da aprendizagem, para além de fornecer feedback automatizado e personalizado aos alunos sobre tarefas.
Falou-se igualmente dos benefícios pedagógicos do uso do ChatGPT para o Estímulo da autonomia dos alunos, reforço do aprendizado individual, acessibilidade a conteúdos diversos.
Na ocasião foram mencionados os aspectos relacionados com a contribuição do uso do ChatGPT para a alfabetização em inteligência artificial, compreensão de como a IA funciona, limites e possibilidades das tecnologias generativas, assim como os desafios e limitações da IA no ambiente educacional, concernente à falta de infra-estrutura, resistência à mudança, qualidade das respostas e supervisão.
Fonte: INTC