27.1 C
New York
Wednesday, October 1, 2025
InícioDesportoHá 56 anos, a Nigéria parou uma guerra para ver Pelé jogar...

Há 56 anos, a Nigéria parou uma guerra para ver Pelé jogar pelo Santos

No dia 4 de fevereiro de 1969, há exatos 56 anos, o Santos de Pelé foi convidado para realizar um jogo amistoso contra a Seleção do Meio Oeste, em Benin, na Nigéria. Naquele momento, o país enfrentava um período de guerra civil com a independência e separação do Estado da Biafra. O Santos relata que o conflito foi interrompido para o Rei poder jogar.

Em 1968, o Santos venceu o Campeonato Brasileiro e optou por não jogar a Copa Libertadores do ano seguinte por motivos financeiros. O clube preferiu realizar partidas amistosas ao redor do mundo, porque os pagamentos eram em dólar. Economicamente, compensava mais, visto que o time mandante ficava com a renda das partidas na Libertadores.

Portanto, em 1969, o Alvinegro Praiano organizou um roteiro de partidas de exibição no continente africano, passando pelo Congo, Nigéria, Moçambique, Gana e Argélia. Na Nigéria, o Santos jogou duas vezes, na cidade de Lagos e depois de passar por Lourenço Marques (Moçambique), retornou ao país para jogar em Benin.

A cidade era próxima à fronteira da região separatista de Biafra, local de grande concentração de conflitos da guerra civil

O governador da região decretou feriado naquele dia para que as pessoas pudessem ver Pelé jogar.

O Santos venceu a partida por 2 a 1, com gols de Edu e Toninho. O clube confirma que cerca de 25 mil pessoas assistiram ao jogo e que os organizadores homenagearam Pelé com flores.

Após a independência da Nigéria em 1960, muitos grupos étnicos da região entraram em conflito por divisão de terras e acesso a recursos naturais. Em 1966, o país passou por dois golpes de Estado e no ano seguinte, o governador militar da região de Biafra, Chukwuemeka Odumegwu Ojukwu, declarou a independência de seu Estado.

A Nigéria iniciou a Guerra de Biafra, que durou três anos e terminou com a rendição do Estado de Biafra em 1970. Os registros sobre o número de mortos não são precisos, variando entre 500 mil e 3 milhões de vítimas do conflito.

Fonte: OneFootball

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

TotalEnergies Projecta Arranque do GNL em Moçambique para 2029

0
A TotalEnergies anunciou que prevê arrancar a produção de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique em 2029, adiando assim o calendário inicialmente definido. O anúncio reforça a aposta da companhia no megaprojecto da Área 1, mas também reflecte os desafios de segurança e de financiamento que continuam a condicionar a execução do empreendimento.
- Advertisment -spot_img