27.1 C
New York
Tuesday, November 4, 2025
InícioInternacionalCâmara retoma debate sobre comando de comissões nesta terça (18)

Câmara retoma debate sobre comando de comissões nesta terça (18)

Após semanas de embates e indefinições, a Câmara dos Deputados retoma nesta terça-feira (18) a discussão sobre o comando das comissões temáticas.

O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou uma reunião com líderes partidários às 14h para tentar finalizar o acordo sobre as presidências dos colegiados.

Na última quinta-feira (13), os líderes se reuniram para fechar os últimos detalhes sobre as indicações, mas saíram da reunião sem acordo fechado. No total, a Casa tem 30 comissões.

Entre os principais pontos de divergência estão a relatoria do Orçamento de 2026 e a presidência das comissões de Constituição e Justiça e de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Se o acordo for finalizado nesta terça, a expectativa é de que os colegiados sejam instalados ao longo da quarta-feira (19).

A indicação de presidentes para comissões ocorre por meio da regra da proporcionalidade. Na prática, os maiores partidos têm prioridade na indicação de nomes, mas a definição é feita por meio de acordos entre os líderes. A escolha dos presidentes é confirmada por meio de uma eleição simbólica nas comissões.

Até a última semana, o maior embate sobre os colegiados girava em torno da Comissão de Relações Exteriores. O PL, maior bancada da Casa com 92 deputados, tem prioridade na escolha e pretende indicar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a presidência.

O nome de Eduardo desagrada o PT. A sigla tentou barrar a indicação do deputado por avaliar que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem se articulado junto a autoridades de outros países, em especial os Estados Unidos, para aumentar a tensão contra o Poder Judiciário brasileiro.

Conforme a CNN mostrou, o presidente da Câmara decidiu que não irá interferir na indicação do PL.

Outra disputa gira em torno da presidência da CCJ, cobiçada pelo MDB e pelo União Brasil. Ambos os partidos também discutem a relatoria do Orçamento de 2026, que deve ficar com um deputado neste ano.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Quase 60% da população de Mumbai, na Índia, vive em favelas ou assentamentos informais. A falta de acesso a educação, habitação digna e sistemas de saúde resilientes aumentou o risco de contágio e dificultou a recuperação

Desigualdades tornam pandemias mais prováveis, mais mortais e mais caras

0
Um relatório divulgado antes da reunião do G20 na África do Sul destaca que as desigualdades socioeconómicas tornam as pandemias mais prováveis, letais e...
- Advertisment -spot_img