27.1 C
New York
Friday, September 19, 2025
InícioNacionalSociedadePopulação de Massingir recebe insumos agrícolas e instrumentos de trabalho

População de Massingir recebe insumos agrícolas e instrumentos de trabalho

Cerca de 800 famílias que vivem à volta do Parque Nacional do Limpopo, distrito de Massingir, província de Gaza, estão a receber insumos agrícolas e instrumentos de trabalho. A iniciativa é da ANAC e da Peace Parks Foundation e enquadra-se num programa avaliado em cerca de cinco mil milhões de euros. 

Na chamada zona tampão do Parque Nacional do Limpopo, distrito de Massingir, província de Gaza, há comunidades que, não obstante a seca severa, dependem da agricultura e pecuária para sobreviver. Só que, não poucas vezes, estas famílias não têm dinheiro para aquisição de sementes. 

“As condições anteriores, não são como as de agora. Semeávamos milho, quiabo. Não sabíamos o que era tomate, couve, alface”, lamenta Oseleta Elias, agricultora de Massingir.

Mas a situação mudou, uma vez que os produtores já passam a ter diversidade de insumos agrícolas com a sua distribuição que começou na passada quarta-feira. A cada produtor é atribuído um voucher para comprar as sementes e instrumentos de trabalho que quiser.  

Os produtores estão felizes com a oferta de insumos agrícolas e instrumentos de trabalho, mas dizem que os elefantes que, de forma recorrentes invadem as suas machambas, comprometem a produção. “Os elefantes castigam-nos. Castigam-nos muito. Este é o grande problema que temos nós, os produtores. Cultivamos, mas a nossa colheita não chega a compensar. Sequer conseguimos recuperar o investimento feito por conta dos elefantes”, contou mais uma agricultora.

O Parque Nacional do Limpopo conhece o problema e diz que a zona onde vivem as populações é de circulação dos elefantes, daí que apela a comunidades a saberem conviver com os animais. 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Reputação Empresarial Afirma-se Como Activo Estratégico de Competitividade e Confiança

0
Numa era em que a informação circula em tempo real, as percepções são moldadas por múltiplos canais e os riscos reputacionais multiplicam-se, a reputação consolidou-se como um dos activos mais estratégicos das organizações. Em entrevista ao Semanário Económico, Filipe Pereira, Director-Geral da CARMA, sublinha que a reputação não é apenas um reflexo externo, mas um pilar de competitividade e confiança, fundamental para garantir sustentabilidade a longo prazo, em Moçambique e no mundo.
- Advertisment -spot_img