HCB instada a modernizar-se para aumentar produção energética

0
36
A Hidroeléctrica Cahora Bassa (HCB) deve investir na reabilitação e modernização dos equipamentos para que possa continuar a oferecer energia eléctrica à região da África Austral e contribuir para o desenvolvimento.
Este desafio foi lançado há instantes pelo Presidente da República, Daniel Chapo, no seu discurso de abertura da Conferência Internacional dos 50 anos da HCB, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano.
Chapo instou aos gestores da HCB a aumentar a capacidade de geração de electricidade sempre atento às mudanças climáticas e a novos mercados, assumindo cada vez mais a sua posição como pólo de produção e fornecimento de energia.
O Chefe do Estado disse ainda que Moçambique está também comprometido com a produção da energia limpas e com aumento de capacidade de energia eólica e solar com importantes projectos no Niassa, Mocuba e Metoro.
Destacou o facto de Moçambique estar a fornecer há 50 anos energia eléctrica a África do Sul e Zimbabwe.
evento que, para além de celebrar o meio século desta empresa, vai reflectir sobre os desafios das bacias hidrográficas na actualidade, principalmente, considerando os desafios referentes a seca.
À sua chegada, Chapo efectuou uma visita ao museu móvel da HCB, onde inteirou-se da evolução histórica da empresa que, hoje, tornou-se maior contribuinte de receitas para o Estado.
Para além do Chefe de Estado, fizeram parte do evento de abertura o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale, secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, presidente do Município da Cidade de Maputo, Rasaque Manhique, incluindo proeminentes figuras do sector privado, clientes da sociedade moçambicana e regional.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!