27.1 C
New York
Saturday, October 25, 2025
InícioTecnologiaMoçambique participa das Cyber Games de 2025, na Malásia

Moçambique participa das Cyber Games de 2025, na Malásia

Moçambique participa das Cyber Games de 2025, na Malásia

 Moçambique fez parte de uma equipa que conquistou o primeiro lugar no 7º Desafio de Segurança Digital, evento parte das Cyber Games de 2025, que decorreu na Malásia de 20 a 23 de Maio de 2025.

As Cyber Games e o DSC têm como objectivos: aprimorar as capacidades de resposta ao cibercrime, fortalecer as habilidades de investigadores de cibercrime e especialistas em forense digital, face à constante evolução das ameaças e novas técnicas criminosas, incluindo o uso crescente de comunicações encriptadas e moedas virtuais como forma de pagamento para serviços ilegais.

Visa igualmente simular cenários reais, através de quizzes sofisticados e desafios baseados num cenário de ransomware, para espelhar situações que os investigadores encontram nas suas operações diárias. Isso permite aos participantes formular conhecimentos e desenvolver habilidades através de tentativa e erro, como em processos de resolução de problemas na vida real.

Visa também promover a cooperação internacional, pois, um dos pilares do evento é incentivar a cooperação estratégica e operacional entre as autoridades competentes, incluindo a partilha de dados, conhecimentos, ferramentas, habilidades e boas práticas.

 Espera-se que o evento reforce a cooperação entre as partes da Convenção de Budapeste e o uso de ferramentas como a troca de informações espontâneas, a preservação expedita de dados informáticos armazenados e a Rede 24/7 de Pontos de Contacto.

A iniciativa sublinhou a importância da cooperação internacional e da partilha de conhecimentos e ferramentas para enfrentar as ameaças cibernéticas em constante evolução.

O evento foi organizado pelo Conselho da Europa (C-PROC), em colaboração com a Agência Nacional de Segurança Cibernética da Malásia (NACSA).

A equipa vencedora é composta por seis elementos e integrando participantes de seis países, nomeadamente Brasil, Iraque, Hungria, Filipinas, Sri Lanka e Moçambique. O país esteve representado por Lúcia Zimba, técnica da equipa Nacional de Resposta a Incidentes Cibernéticos (nCSIRT). Lúcia Zimba destacou-se por ser uma das poucas mulheres em Mocambique na área de Segurança Cibernética que demonstrou capacidades técnicas para participar dos exercícios.

A participação de Moçambique ocorreu no âmbito do projecto GLACY-e, um dos programas do Conselho da Europa. Este exercício representa um salto significativo para Moçambique, que no ano passado alcançou o segundo lugar no DSC 6 realizado em Cebu, Filipinas.

Este evento na Malásia foi a primeira de três edições anuais das Cyber Games, estando as próximas competições agendadas para 2026 na Europa e para a América Latina em 2027.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Moçambique e Zâmbia vão criar fronteira de paragem única para independência...

0
Moçambique e Zâmbia assinaram, nesta quinta-feira, em Lusaka, um acordo para a criação de uma fronteira de paragem única de Chanida (Moçambique) a Cassacatiza...
- Advertisment -spot_img