27.1 C
New York
Monday, December 15, 2025
InícioEconomiaDólar Em Rota De Quinto Declínio Mensal: Incertezas Comerciais E Fiscais Abalam...

Dólar Em Rota De Quinto Declínio Mensal: Incertezas Comerciais E Fiscais Abalam Confiança Nos Activos Norte-Americanos

Questões-Chave:

O dólar americano continua a perder força no mercado internacional, pressionado por crescentes incertezas em torno da política comercial e da sustentabilidade fiscal dos Estados Unidos. A combinação de decisões judiciais controversas sobre tarifas, sinais de inflação persistente e receios sobre a dívida pública levou a moeda à sua quinta queda mensal consecutiva.

Na manhã de sexta-feira, 30 de Maio, o dólar mantinha-se instável nos mercados asiáticos e europeus, numa trajectória descendente que reflecte a crescente aversão ao risco por parte dos investidores. De acordo com o índice do dólar, que mede a valorização da moeda americana face a uma cesta de seis outras divisas principais, regista-se uma queda de 0,25% em Maio — prolongando uma série de perdas mensais que começou no início do ano.

Esta pressão sobre o dólar acentuou-se após o restabelecimento temporário das tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump, na sequência de uma suspensão anterior decretada por um tribunal de comércio. O reverter da suspensão acentuou as dúvidas sobre a previsibilidade da política comercial americana, gerando receios quanto ao seu impacto sobre os custos de importação e a trajectória inflacionista.

“A decisão marca o início de uma nova fonte de incerteza, em vez do encerramento total de outra”, afirmou Kyle Rodda, analista sénior da Capital.com, reflectindo o sentimento cauteloso dominante nos mercados.

Inflação E Taxas De Juro No Radar

O centro das atenções do mercado nesta sexta-feira está nos dados sobre a inflação medida pelas despesas de consumo pessoal (PCE), o indicador preferido da Reserva Federal. Economistas projectam uma subida de 2,2% em Abril, ligeiramente abaixo dos 2,3% registados em Março. Estes números serão cruciais para avaliar os próximos passos da Fed em matéria de taxas de juro.

A contínua incerteza fiscal nos EUA — ilustrada pela fraca procura de dívida com prazos longos — está também a influenciar negativamente o sentimento dos investidores. Uma avaliação mais rigorosa dos níveis de endividamento nas economias avançadas está a ressurgir como preocupação central, tanto nos EUA como no Japão.

Mercados Cambiais E Emergentes

O euro subiu ligeiramente para 1,1378 dólares, enquanto o franco suíço se manteve estável em 0,8225 por dólar. A libra esterlina também registou valorização no mês. Por outro lado, o dólar australiano e o neozelandês caíram ligeiramente.

Destaque vai para as moedas de mercados emergentes, cujo índice de referência apresentou um ganho mensal de 2,2% — o maior desde Novembro de 2023 — demonstrando um desvio crescente dos investidores face aos activos tradicionais dos EUA.

Iene Em Foco: Pressão Inflacionária Em Tóquio

O iene japonês valorizou-se 0,3% para 143,80 por dólar, impulsionado por dados de inflação subjacente em Tóquio que atingiram máximos de mais de dois anos. A possibilidade de novas subidas nas taxas de juro pelo Banco do Japão aumenta, embora o país enfrente ainda uma recuperação económica frágil.

“As pressões inflacionistas continuam quentes, enquanto a recuperação económica permanece frágil — e enfrentando fortes ventos contrários das tarifas dos EUA”, observou Min Joo Kang, economista do ING.

Apesar disso, o iene caminha para a sua primeira queda mensal em relação ao dólar no ano.

O declínio contínuo do dólar reflecte um ambiente de elevada instabilidade nos fundamentos económicos e políticos dos Estados Unidos. Entre tarifas imprevisíveis, dívidas crescentes e inflação resistente, o dólar perdeu o estatuto de refúgio incontestado, enquanto os investidores reavaliam riscos e oportunidades à escala global. Com a aproximação do prazo de 9 de Julho para possíveis novas tarifas, e com a expectativa de novos dados macroeconómicos, o panorama cambial e comercial dos EUA continua longe de encontrar equilíbrio.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

O secretário-geral da ONU, António Guterres, falando em uma coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas, em Nova Iorqque (foto de arquivo)

Guterres condena ataque mortal em celebração de Hanukkah na Austrália

0
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou fortemente o ataque terrorista durante a celebração do Hanukkah em Sydney, Austrália. Dois homens armados...
- Advertisment -spot_img