Por Vanildo Polege
O director da Jogabets, Vasco Jafar, começou por falar dos prémios que este ano registaram um aumento significativamente, ou seja, a instituição que dirige vai desembolsar cerca de 1,190,000 meticais, destinados a organização da prova e pagamento de prêmios tanto em séniores masculinos e femininos.
“Dizer que, para esta prova, o Campeonato da Cidade do Maputo, a Jogabets vai patrocinar com o valor de 1.190.000 de meticais, dos quais 300.000 meticais para a organização da prova e 890.000 para premiações, subdivididos em categoria Sénior Masculino, 445.000. Em categoria Sénior Feminina, também 445.000, estes valores serão subdivididos também da seguinte forma, o vencedor em masculinos, irá levar 300.000 meticais O segundo classificado irá levar 100.000 meticais”
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Jafar, também falou das premiações nas categorias individuais, como já é habitual que vão receber um prémio simbólico de 15 mil meticais ao fim do certame.
“Para além destas categorias coletivas, temos categorias individuais, estamos a falar do MVP, melhor triplista e melhor marcador, que irão levar, cada um, 15.000 meticais, como prémios individuais nesta prova. Portanto, o Campeonato da Cidade do Maputo é um campeonato que junta os clubes históricos que são campeões nacionais em títulos e é uma prova que enche-nos de orgulho fazer parte e patrocinar”.
Já o presidente da associação de basquetebol da cidade de Maputo, Sérgio Hitié, começou por falar da nova designação do campeonato, que passa a ser “Jogabets PRO” e explicou os porquês.
“Temos estado a cumprir com aquilo que são os seus ditamos, que é apoiar o desporto nacional. E como não podia deixar de ser, mais uma vez, eles apoiam uma actividade da Associação de Basquetebol da Cidade do Maputo, neste caso, o Campeonato da Cidade, que vai se denominar Jogabets Pro. Decidimos assim, porque desta feita os valores envolvidos para a premiação são elevados comparativamente àquilo que tem sido habitual nos torneios e nas provas que a Jogabets têm feito as premiações. Quase que duplicamos aquilo que são as premiações para esta prova e, por isso, achamos que esta designação Pro seria adequada”.
Sérgio Hitié, falou ainda do sorteio da prova que decorreu nesta quarta-feira, 11 de Junho, acolhendo todos os clubes da capital como habitué e falou ainda do modela competitivo para esta época.
“O sorteio foi realizado no dia 11, com participação de quase todos os clubes da cidade do Maputo. E ficou definido que, em femininos, teríamos a participação de Costa do Sol, Ferroviário, Desportivo, Politécnica, Águias Especiais, Maxaquene e Lázio. Portanto, são sete equipas em femininos que vão participar desta prova.
Em masculinos, Águias Especiais, Politécnica, Costa do Sol, Ferroviário, Maxaquene, Maxaquene Sub-20, Desportivo, UP, Costa do Sol Sub-20 e Ferroviário, UP e e portanto, o modelo de competição será da seguinte forma, na fase regular, todos contra todos, em uma volta. Em femininos, iremos ter cruzamentos, o primeiro classificado passa automaticamente para as meias-finais, isto porque são sete equipes e as seis equipes que ficam fazem os cruzamentos entre elas.
A segunda com a sexta, a terceira com a quinta e a quarta com a quinta. Portanto, as meias-finais serão três jogos. O primeiro classificado, na fase regular, vai jogar com os que fizeram o jogo de terceiro e sexto lugares. Portanto, a final em femininos também será em três jogos e em masculinos, também será todos contra todos, onde depois passam às meias-finais as oito primeiras equipas vão fazer os cruzamentos.
Será primeiro com o oitavo, segundo com o sétimo, terceiro com o sexto e quarto com o quinto. As meias-finais serão a melhor de três jogos e depois as finais serão a melhor de cinco jogos. Neste campeonato da cidade, a equipe técnica da Associação de Basquetebol da cidade de Maputo decidiu reduzir o tempo de jogo, que estava em 12 minutos por período, para 10 minutos por período.Fazendo assim, normalmente, aquilo que é estipulado pela FIBA, 40 minutos de jogo. Anteriormente, nós tínhamos 48 minutos e precisávamos de 12 minutos por cada período”
Hitié disse ainda que, serão reduzidos os actuais 12 minutos por período nos jogos para 10 minutos tendo em conta a actual regra da FIBA, tendo por fim, acrescentado que os prémios individuais serão atribuídos em função do desempenho a partir das meias-finais por questões estatísticas s condições logísticas para o efeito.
O certame, inicia já este fim de semana, 14 de Junho, no pavilhão do Maxaquene à partir das 12 Horas e promete trazer um enorme festa da bola ao cesto aos amantes desta modalidade. (Lance MZ)
Fonte: Lance