Lançado Projecto Piloto de Integração Modal para Reduzir o Congestionamento na Área Metropolitana de Maputo

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Com o objectivo de combater o congestionamento crónico e melhorar a mobilidade urbana, o Governo moçambicano lançou um projecto piloto de transporte intermodal que combina autocarros e comboios, iniciando uma nova fase de integração de serviços públicos na área metropolitana de Maputo. A iniciativa foi formalmente apresentada a 18 de Junho pelo Ministro dos Transportes e Logística, João Jorge Matlombe.

A integração modal agora em curso resulta de uma coordenação inédita entre os serviços rodoviários e ferroviários, articulando 15 autocarros com capacidade para 90 passageiros cada, aos serviços das automotoras da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), ao longo da linha férrea de Ressano Garcia. O projecto prevê atender os bairros periféricos das cidades da Matola e Maputo, assegurando transporte contínuo desde os bairros até às estações e, daí, aos centros urbanos.

Na estação de Matola Gare, os autocarros servem Tchumene, Terceira Rotunda da Circula e Uamatibwana. Em Daniel, o foco está em Malhapwene, Tsalala e Khobe, e na Machava em Socimol, Bedene e Patrice Lumumba. Em Maputo, os terminais da Praça dos Combatentes e do Museu estão integrados.

“Trata-se de uma iniciativa que tem por objectivo colocar o passageiro no centro das políticas públicas de transporte”, afirmou o ministro Matlombe.

A fase piloto do projecto terá a duração de 60 dias, devendo servir como base para a futura expansão do modelo a outros municípios como Marracuene, Boane e Matola-Rio.

Bilhética Electrónica Unificada: Inovação e Subsídio Social

Uma das inovações centrais do novo sistema é a introdução da bilhética electrónica unificada, permitindo que o passageiro utilize um único cartão recarregável para aceder a autocarros e comboios, sem custos adicionais por transferência entre os dois modos de transporte. O objectivo é reduzir o número de passagens pagas e facilitar o acesso, principalmente para grupos sociais mais vulneráveis.

“Neste momento, com a consolidação deste modelo, mostra-se que é possível fazer a integração com uma única tarifa”, sublinhou o ministro.

O sistema baseia-se no mecanismo já utilizado pelos CFM e poderá futuramente sustentar a introdução de uma tarifa diária única, aumentando a previsibilidade e reduzindo custos para os utentes.

Segundo Matlombe, a bilhética permite também ao Governo identificar e subsidiar grupos prioritários, como estudantes e idosos, de forma mais eficiente e transparente.

Transformação Urbana e Mudanças Sistémicas

Além da integração modal, o Governo lançou, em 2024, a proposta de escalonamento dos horários de trabalho na capital e na Matola, atrasando em uma hora a abertura de supermercados, comércio retalhista e instituições públicas, com o objectivo de retirar até 55 mil passageiros das estradas nas horas de ponta.

“O problema do transporte, sobretudo nas cidades de Maputo e Matola, exige soluções arrojadas e imediatas”, advertiu Matlombe.

A expectativa é que, com base no sucesso do projecto piloto, se crie um novo paradigma de mobilidade urbana: mais acessível, eficiente, sustentável e orientado para o cidadão.

Fonte: O Económico

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