Geny Catamo regressou ontem aos trabalhos pelo Sporting com vista a atacar a época 2025/2026 com máxima força. O principal objectivo é a conquista do tricampeonato da Liga Portuguesa.
Após a “dobradinha” e o bicampeonato português, Catamo vai observar um estágio no Algarve entre os dias 12 e 21 de Julho. O clube do craque dos “Mambas” terá dois jogos de preparação no Estádio do Algarve.
O primeiro, a 16 de Julho, frente ao Celtic FC, actual tetracampeão escocês e apurado para a UEFA Champions League, e o seguinte será contra o Sunderland, de Reinildo Mandava, no dia 21 de Julho. Já no Troféu Cinco Violinos, que nesta edição será realizado no Estádio do Jamor. No evento, Geny terá pela frente o Villareal CF, marcado para 25 de Julho.
Destacar que, nas duas últimas temporadas que resultaram no bicampeonato, Geny foi elemento de relevo na manobra da equipa, superando as anteriores aparições no Sporting nas quais alternou com sucessivos empréstimos.
O maior responsável da ascensão de Geny é, sem dúvidas, Rúben Amorim, hoje treinador do Manchester United. Foi o português que descobriu características antes nunca exploradas, colocando o jogador dos “Mambas” como lateral/extremo no sistema de defesa a cinco, com três centrais e dois jogadores móveis pelas alas, também implementado por Rui Borges.
Nessa forma de jogar, Geny explorou o seu poder de drible rápido, como repentino, muitas vezes a descair para o interior (frequentemente da direita à esquerda) e a desfrutar do poder do seu forte remate para visar às balizas contrárias, sendo, por isso, um dos elementos mais determinantes na manobra ofensiva. Marcou cinco golos no campeonato, sendo que dois aos rivais FC Porto (1), a 31 de Agosto de 2024, e Benfica (1), a 29 de Dezembro.
Também fez um tento na Taça de Portugal e mais um na Liga dos Campeões, frente ao Club Brugge. Na temporada passada, marcou dois golos ao Benfica, que, praticamente, salvaram as contas do título.
Lembre-se que no final da época o moçambicano foi associado a emblemas ingleses.
Fonte: Jornaldesafio