Governo e Africa50 Alinham Investimentos em Energia, Transportes e TIC

0
9

Questões-Chave:

Moçambique reforça a sua posição como destino estratégico de investimentos em infra-estruturas, com o Presidente Daniel Chapo e o CEO da Africa50, Alain Ebobissé, a alinharem, em Sevilha, um pacote de iniciativas estruturantes nos sectores de energia, transportes e tecnologias de informação e comunicação (TIC), no quadro de uma cooperação pan-africana em expansão.

O encontro, realizado à margem da IV Conferência das Nações Unidas sobre Financiamento para o Desenvolvimento, centrou-se no apoio concreto da Africa50 a projectos prioritários em Moçambique, com ênfase na aceleração do desenvolvimento económico e no fortalecimento da infraestrutura nacional. A audiência com Alain Ebobissé marca a continuação de um diálogo estratégico iniciado em Abril deste ano.

O Presidente Chapo reafirmou o compromisso do Governo moçambicano em consolidar parcerias que viabilizem uma transformação estrutural da economia, apostando na modernização das infra-estruturas como alavanca para o desenvolvimento sustentável. Em declarações à imprensa, Alain Ebobissé destacou que foram discutidos projectos “no sector energético, nos transportes e nas tecnologias de informação e comunicação”.

Moçambique no centro da agenda africana
A Africa50 — uma plataforma de investimento detida por 33 países africanos, incluindo Moçambique, e com a participação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) — escolheu Maputo como sede da sua próxima reunião geral de accionistas, agendada para Agosto. O evento reunirá decisores políticos, parceiros institucionais e investidores de todo o continente e além-fronteiras.

Segundo Ebobissé, este encontro será “uma oportunidade para mostrar o que está a acontecer nos projectos em Moçambique” e para projectar internacionalmente as potencialidades do país como destino seguro e promissor de investimento em infra-estruturas.

A realização do evento em Maputo, sublinhou o CEO da Africa50, “é também um reconhecimento do papel de liderança que Moçambique está a assumir em matéria de parcerias estratégicas, inovação e execução de projectos transformadores”.

Uma visão de progresso partilhado
Com este alinhamento institucional, Moçambique posiciona-se de forma clara no mapa das economias africanas empenhadas em usar o investimento em infra-estruturas como motor de inclusão económica, modernização produtiva e bem-estar social. A visão defendida pelo Presidente Chapo é a de um desenvolvimento ancorado em soluções africanas, em colaboração com parceiros regionais e internacionais.

A aliança reforçada entre o Governo moçambicano e a Africa50 representa um passo decisivo na mobilização de recursos técnicos e financeiros para projectos que podem redefinir o perfil económico do país. A realização da reunião de accionistas em Maputo simboliza a confiança crescente na trajectória de Moçambique como plataforma de oportunidades no continente africano.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!