PR quer investigação criminal moderna de padrão internacional

0
4
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deve se consolidar como um serviço moderno, eficaz, transparente e alinhado com os mais altos padrões internacionais de investigação criminal.
Esta afirmação é do Presidente da República, Daniel Chapo, falando hoje, em Maputo, no lançamento do Plano Estratégico do SERNIC 2025-2033, cuja implementação está orçada em cerca de 90 mil milhões de meticais.
De acordo com o Chefe do Estado, a sofisticação da criminalidade ameaça a estabilidade do país e exige do SERNIC e toda a sociedade uma abordagem integrada, colaborativa e célere, com maior incidência para os crimes de corrupção, raptos, tráfico de drogas, produtos da fauna e flora, pessoas, órgãos e partes do corpo humano, terrorismo, branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo, crimes conexos, bem como a cibercriminalidade.
Explicou ainda que no âmbito da implementação do instrumento, o SERNIC deve trabalhar com rigor, usando adequadamente as tácticas e técnicas especiais de investigação criminal, bem como as tecnologias de informação e comunicação, visando prestar melhor serviço ao povo moçambicano e à pátria.
“É imperativo reconhecer que a corrupção é uma ameaça à integridade das instituições públicas e privadas, sobretudo ao ambiente de negócios e à necessidade de desenvolvermos este nosso Moçambique”, defendeu.

Foto: F. Matsinhe

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!