Moçambique vai partilhar amanhã, na 45.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer em Antananarivo, capital do Madagáscar, a sua experiência no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.
A informação foi partilhada hoje, em Antananarivo, pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Moçambicanas no Exterior, Maria de Fátima Manso, que falava a jornalistas à margem da reunião da Troika da SADC, realizada hoje na capital malgaxe.
Segundo Maria de Fátima Manso, embora a cimeira tenha como foco a industrialização, promoção da agricultura e a componente energética, o Presidente da República, Daniel Chapo, que chega esta tarde a Antananarivo, vai abordar questões ligadas à paz e segurança, através da partilha dos progressos alcançados no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
A responsável referiu que a cimeira foi antecedida de reuniões técnicas e ministeriais que culminaram com as recomendações que deverão ser debatidas durante o evento.
Anotou que, a cimeira que decorre sob o lema “Promover a Industrialização, Transformação Agrícola e Transição Energética para uma SADC Resiliente”, visa reforçar o compromisso dos países-membros nestas matérias.
A cimeira será igualmente marcada pela passagem da Presidência rotativa da SADC para o Chefe do Estado malgaxe Andry Rajoelina, que sucede ao seu homólogo zimbabeweno, Emmerson Mnangagwa.
Fonte: Jornal Noticias