27.1 C
New York
Saturday, November 8, 2025
InícioTecnologiaANARME colhe contributos do INTIC na componente de Certificação Digital

ANARME colhe contributos do INTIC na componente de Certificação Digital

ANARME colhe contributos do INTIC na componente de Certificação Digital

O Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) recebeu, no dia 02 de Setembro de 2025, a Autoridade Reguladora de Medicamento (ANARME), que pretendia apresentar duas propostas de regulamentos para apreciação: o regulamento de prescrição médica de medicamentos e a resolução que estabelece as condições e critérios para a dispensa ao domicílio e venda online de medicamentos.

A iniciativa da ANARME tem como objectivo colher contributos técnicos sobre a componente electrónica, assegurando a interactividade dos produtos sem ferir a legislação digital vigente e garantindo a protecção de dados pessoais.

Na ocasião, o Director da Divisão de Licenciamento do INTIC, Eng. Laisse Mucavele, destacou a importância da certificação digital no processo:
“O Decreto 59/19 regula a componente de certificação digital, essencial neste tipo de iniciativas, pois garante que os documentos sejam devidamente certificados e assinados digitalmente, reduzindo riscos de falsificação, diminuindo a necessidade de papel, permitindo o rastreamento detalhado e automatizando os processos de tramitação”, afirmou.

O Engenheiro reforçou ainda a necessidade de observância do Decreto n.º 59/2023, que aprova o Regulamento de Registo e Licenciamento de Provedores Intermediários de Serviços Electrónicos e Operadores de Plataformas Digitais. “Este instrumento é fundamental para assegurar que empresas que gerem plataformas digitais em Moçambique estejam devidamente registadas e licenciadas, em conformidade com a legislação aplicável”, acrescentou.

O Consultor Jurídico do INTIC, Dr. Sinédrio Cuambe, recomendou à ANARME a submissão formal das propostas para emissão de parecer técnico e jurídico, e destacou a relevância da proposta de Lei de Comércio Electrónico, actualmente em elaboração, que irá trazer princípios gerais sobre a matéria.

Cuambe convidou igualmente a ANARME a participar na consulta pública da proposta de Lei de Protecção de Dados, a decorrer no dia 05 de Setembro, salientando que a contribuição da entidade será valiosa para garantir que aspectos específicos do sector farmacêutico estejam devidamente contemplados.

Por sua vez, o Director Interino de Inspecção e Licenciamento da ANARME, Ricardo Afonso, reconheceu a importância da colaboração com o INTIC e referiu que pretendem compreender melhor como integrar softwares que contemplem dados do sector público e privado, de modo a aprimorar a prestação de serviços no mercado.

A ANARME é uma instituição pública responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as actividades relacionadas a medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde em Moçambique, assegurando a qualidade, segurança e conformidade com as normas aplicáveis.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Liga SASOL: Campeãs nacionais iniciam defesa do título com vitória

0
O Ferroviário de Maputo iniciou a defesa do título da Liga SASOL com uma vitória esmagadora sobre o Ferroviário de Nacala por 97-30, no jogo de abertura do...
- Advertisment -spot_img