27.1 C
New York
Thursday, November 6, 2025
InícioTecnologiaINTIC Lidera Discussão sobre Inteligência Artificial na Educação Moçambicana em Capacitação Pedagógica

INTIC Lidera Discussão sobre Inteligência Artificial na Educação Moçambicana em Capacitação Pedagógica

INTIC Lidera Discussão sobre Inteligência Artificial na Educação Moçambicana em Capacitação Pedagógica

Maputo, 26 de Agosto de 2025 – O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP) marcou presença na Sessão de Capacitação Pedagógica da Zona de Influência Pedagógica (ZIP) 22.3, realizada no Instituto Industrial e Comercial da Matola. O evento, que reuniu 266 profissionais da educação, incluindo professores e gestores escolares, teve como foco principal os desafios, riscos e estratégias da Inteligência Artificial (IA) no processo de Ensino-Aprendizagem em Moçambique.

Representando o INTIC, o Director da Divisão de Governação Digital, Dr. Eugénio Macumbe, e o Chefe do Departamento de Sistemas de Informação, Eng. Onélio Zavala, partilharam conhecimentos cruciais para o futuro da educação no país. A iniciativa, organizada pelo Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia da Matola, visou fortalecer as competências pedagógicas e incentivar a inovação no ensino.

A sessão foi aberta pela Coordenadora da ZIP 22.3, Dra. Elsa Silvestre, que contextualizou o evento e abordou desafios urgentes enfrentados pelas escolas, como o uso indevido das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o aumento do consumo de álcool e drogas entre os alunos e as recentes ocorrências de fraudes académicas.

Em sua intervenção, o Dr. Norberto Uamusse, Director Nacional Adjunto para a Formação de Professores, Formadores e Gestores, no Ministério da Educação e Cultura destacou a importância da formação contínua e a necessidade de preparar os educadores para as rápidas mudanças tecnológicas, dotando-os de competências e ferramentas digitais.

O Dr. Eugénio Macumbe, do INTIC, falou da “emergência da Inteligência Artificial no processo de Ensino-Aprendizagem: Desafios, riscos e estratégias no contexto moçambicano”. Ele enfatizou que a IA pode ser uma poderosa ferramenta de transformação para a educação moçambicana, desde que acompanhada de formação contínua, uso ético e políticas públicas adequadas. Macumbe explorou temas como os factores que aceleraram a adopção das TIC nas instituições de ensino, o papel das TIC na qualidade do ensino, o quadro legal e regulamentar das TIC em Moçambique, as tendências tecnológicas na educação para 2025 e o conceito de Inteligência Artificial, incluindo o livro recentemente lançado pelo INTIC sobre o tema.

O especialista do INTIC alertou para os riscos e desafios da IA na educação, mas também apresentou estratégias para a sua utilização ética, afirmando que “A Inteligência Artificial pode transformar os métodos de ensino, tornando-os mais inclusivos, personalizados e eficazes. No entanto, exige investimento em literacia digital e no desenvolvimento de competências docentes que permitam explorar o seu potencial de forma responsável”.

Complementando o programa, o Dr. Julião Ganhane, do Ministério da Saúde, abordou o tema do consumo de álcool e drogas no meio escolar, oferecendo ferramentas e estratégias de prevenção e intervenção para os docentes.

A participação do INTIC nesta capacitação reforça o seu compromisso com a transformação digital na educação, alinhado às prioridades nacionais de inclusão digital e modernização do sistema de ensino em Moçambique.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Governo Quer Transformar o Sector de Seguros Num Pilar de Crescimento...

0
A proposta de revisão do Regime Jurídico dos Seguros em Moçambique, apresentada pela Ministra das Finanças Carla Loveira, visa modernizar o sistema financeiro,...
- Advertisment -spot_img