27.1 C
New York
Friday, November 7, 2025
InícioDesportoKing’s Baton Relay celebrado em Moçambique com jogos da Commonwealth no horizonte

King’s Baton Relay celebrado em Moçambique com jogos da Commonwealth no horizonte

Moçambique é, desde o dia 1 de Setembro, palco das celebrações do King’s Baton Relay, uma tradição histórica que celebra e mobiliza comunidades da Commonwealth na preparação para os Jogos da Commonwealth, que vão decorrer em Glasgow, Escócia, em 2026.

 

Por Artur Manhique e Julião Tsowo (Fotos)

 

Na manhã de quarta-feira, 3 de Setembro, o Bastão do Rei foi recebido oficialmente no Ministério da Juventude e Desportos, num acto simbólico em que se destaca a decoração do objecto com elementos que reflectem a moçambicanidade, criados por professores e estudantes da Escola Nacional de Artes Visuais.

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

 

“Primeiro dizer que é uma honra para o país, como membro da Commonwealth, receber este testemunho, que carrega uma mensagem de Sua Majestade o Rei da Grã-Bretanha. Como país membro da Commonwealth, recebemos esta mensagem e vamos difundi-la com toda a responsabilidade e honra. Para nós, trazer e enviar esta mensagem ao nível nacional representa uma grande responsabilidade, porque não se trata só de jogos, trata-se também de momentos de reforço daquilo que é a paz, reforço da fraternidade e irmandade entre os países membros e outros países, e também de transmissão dos maiores valores do desporto ao nível da juventude”, disse Sílvia Langa.

 

Em representação do ministro Caifadine Manasse, a directora do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), Sílvia Langa, agradeceu a iniciativa e manifestou a vontade de ver atletas nacionais brilharem ao mais alto nível.

 

“Nós agradecemos à Commonwealth por esta iniciativa e, para nós, é uma grande experiência, porque voltamos a recordar os momentos em que grandes estrelas brilharam nestes jogos, como é o caso da Lourdes Portola e de outros jovens que também fizeram o seu nome. E nesta transmissão de valores e testemunhos, nós estaremos presentes para poder apresentar o melhor resultado e o mais alto nível do desporto”, destacou a directora do FPD.

 

SIMBOLISMO DO BASTÃO DO REI

 

O secretário-geral do Comité Olímpico de Moçambique (COM), Penalva César, explica o simbolismo do bastão e a sua mensagem universal.

 

“O que nós estamos a testemunhar hoje é o arranque das actividades, porque o Bastão vai ser apresentado em diversos lugares da sociedade moçambicana. Nós incluímos a cidade e província de Maputo, uma vez que o número de actividades não permite, naturalmente, que a gente apresente a todo o país. Então, este conjunto de eventos simboliza aquilo que vai acontecer em todo o mundo”, disse Penalva César.

 

Já o Alto Comissário Britânico em Moçambique, Dominic Ashton, destaca o orgulho da participação do país na iniciativa e deseja aos atletas moçambicanos uma óptima campanha em Glasgow 2026.

 

“Estou muito orgulhoso de ver o Bastão do Rei chegar em Moçambique. O Bastão do Rei está a visitar todos os países da Commonwealth, que vão participar nos Jogos da Commonwealth na cidade de Glasgow, na Escócia, no próximo ano. Hoje estamos a celebrar os valores da Commonwealth através do desporto, da juventude e da acção climática. Desejo a todos os atletas moçambicanos uma campanha excelente rumo a Glasgow 2026”, sublinhou Dominic Ashton.

 

CELEBRAÇÃO DOS JOGOS DE GLASGOW 2026

 

À saída do Ministério, o bastão seguiu para o Mercado Central de Maputo, onde os vendedores estão a ser sensibilizados para a importância do instrumento e o seu significado no contexto da Commonwealth.

 

Mais tarde, a comitiva visita a Escola Secundária Francisco Manyanga, onde alunos e professores interagem com atletas e dirigentes desportivos, num momento de inspiração para a prática do desporto e da actividade física.

 

O atleta Armindo Zavala, que fará parte da delegação nacional nos Jogos da Commonwealth Glasgow 2026, considera os jogos como um espaço de união e mostra-se confiante em alcançar resultados positivos com as cores da Pérola do Índico

 

“É muito gratificante porque é a união de povos, são 74 países que fazem parte da Commonwealth, são diferentes saberes, diferentes culturas que irão moldar a forma como nós vemos e compreendemos o mundo. A expectativa é maior, é de me tornar a melhor versão de mim, melhorar mais as minhas capacidades e habilidades para que eu possa trazer vitórias e glorificar, neste caso, o nosso país, concretamente Moçambique”, partilhou o atleta.

 

Moçambique é o 12.º país africano a receber o King’s Baton Relay, que já percorreu a Zâmbia e vai seguir para outros continentes até culminar na cerimónia de abertura dos Jogos da Commonwealth Glasgow 2026, marcada para 23 de Julho de 2026. (LANCEMZ)

 

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

FMB PAGA DÍVIDA À FIBA-ÁFRICA

0
A FEDERAÇÃO Moçambicana de Basquetebol (FMB) saldou a dívida de USD 15.000,00 (quinze mil dólares) que tinha para com a FIBA-África, que foi contraída...
- Advertisment -spot_img