27.1 C
New York
Thursday, September 18, 2025
InícioEconomiaGoverno Vai Requalificar Aeródromo De Massingir Para Impulsionar Turismo De Alto Nível

Governo Vai Requalificar Aeródromo De Massingir Para Impulsionar Turismo De Alto Nível

Resumo

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, anunciou a requalificação do aeródromo de Massingir, em Gaza, para se tornar uma nova porta de entrada para turistas internacionais e um centro logístico para a produção agrícola e pecuária local. Este investimento do grupo AMAN, no valor de 140 milhões de USD, visa promover o turismo de alto nível, com foco na inclusão social e sustentabilidade ambiental, prevendo a chegada de aeronaves como Boeings nos próximos 10 a 20 anos. A iniciativa também inclui a formação de jovens em hotelaria e gestão ambiental, com o objetivo de impulsionar a economia local e integrar Moçambique no turismo de luxo, destacando-se pela sua abordagem sustentável e inclusiva.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>Chapo anuncia “porta de entrada” para turistas internacionais e polo logístico agrícola; investimento do AMAN reforça visão de inclusão e sustentabilidade

O Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou a requalificação do aeródromo de Massingir, em Gaza, transformando-o numa nova porta de entrada para turistas internacionais e num polo logístico para escoar a produção agrícola e pecuária local. A medida enquadra-se na estratégia de posicionar Moçambique no circuito do turismo de alto nível, alavancando inclusão social e sustentabilidade ambiental. 

Durante o lançamento oficial do projecto hoteleiro do grupo AMAN, avaliado em 140 milhões de USD, Chapo sublinhou que, no horizonte de 10 a 20 anos, Massingir deverá receber aeronaves como Boeings, consolidando Gaza e Inhambane como polos turísticos de referência num modelo que combina savana e praia, conservação da biodiversidade e valorização cultural. “O desenvolvimento não se faz contra a natureza, mas com a natureza e para as pessoas”, enfatizou. 

O Chefe de Estado destacou ainda o corredor Mapinhane–Pafuri, que atravessa Massingir, como peça-chave para integrar cadeias de valor e aproximar produtores locais do mercado premium que acompanhará a operação do AMAN Karingani Hotel. A ideia é fornecer produtos orgânicos a turistas de luxo, gerando rendimento para as comunidades e dinamizando a economia local. 

A aposta logística e turística vem acompanhada de capacitação de capital humano: 23 jovens foram formados na África do Sul em hotelaria e gestão ambiental, e novos ciclos serão replicados para expandir o corpo de profissionais qualificados. Para Chapo, o turismo deve ser encarado como vector central de diversificação económica, com efeitos multiplicadores na agricultura, indústria e serviços

Ao projectar a conclusão do AMAN Karingani Hotel para 2028, o Presidente reforçou o carácter estrutural da iniciativa: “não é apenas um hotel”, mas um marco de transformação que coloca Moçambique no mapa do turismo de luxo, com inclusão, sustentabilidade e um sinal de confiança acrescida para investidores. 

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

UNIDO E AIMO Assinam Memorando Para Impulsionar Industrialização Sustentável Em Moçambique

0
A UNIDO e a AIMO assinaram um memorando em Maputo para promover a industrialização sustentável em Moçambique, reforçando a cooperação e alinhando-se com os...
- Advertisment -spot_img