27.1 C
New York
Thursday, September 18, 2025
InícioEconomiaBAD Investe USD 25 Milhões No TCX Para Expandir Financiamento Em Moeda...

BAD Investe USD 25 Milhões No TCX Para Expandir Financiamento Em Moeda Local Em África

Resumo

O Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um investimento de USD 25 milhões no The Currency Exchange Fund (TCX) para expandir o acesso ao financiamento em moeda local em África, reduzindo riscos cambiais para PME, infraestruturas e energia. Esta iniciativa visa mitigar os riscos cambiais em países frágeis, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados de capitais africanos. O TCX, apoiado por várias instituições financeiras de desenvolvimento, é considerado um veículo global para soluções de cobertura cambial em moedas ilíquidas. O investimento do BAD marca um marco importante no esforço para aprofundar os mercados de capitais africanos e enfrentar a vulnerabilidade da dívida, desbloqueando financiamento em moeda local para diversos setores em África. A operação visa atrair outros investidores privados e reforçar a integração africana nos mercados globais de capitais, alinhando-se com a Estratégia Década 2024–2033 do BAD.

Operação reforça capacidade de cobertura cambial e apoia PME, infra-estruturas e países frágeis

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um investimento de USD 25 milhões no The Currency Exchange Fund (TCX), fundo global especializado em instrumentos de cobertura cambial de longo prazo em mercados emergentes e de fronteira. A iniciativa visa expandir o acesso ao financiamento em moeda local em África, reduzindo riscos cambiais para mutuários em sectores estratégicos como PME, infra-estruturas e energia. 

O investimento, aprovado pelo Conselho de Administração do BAD, irá reforçar a base de capital e a capacidade de risco do TCX, permitindo ampliar a oferta de instrumentos de cobertura em moedas com mercados pouco desenvolvidos. Esta operação contribuirá para mitigar os riscos cambiais que afectam mutuários africanos, sobretudo em países frágeis e mercados subatendidos. 

O TCX, criado em 2007 com apoio de instituições financeiras de desenvolvimento como a FMO, IFC, EIB, EBRD, KfW e a Comissão Europeia, é hoje considerado o principal veículo global para soluções de cobertura cambial em moedas ilíquidas. Desde a sua fundação, já cobriu mais de USD 17 mil milhões em operações, incluindo USD 4,1 mil milhões em 31 países africanos

Segundo Ahmed Attout, director do Departamento de Desenvolvimento do Sector Financeiro do BAD, “este investimento marca um marco importante no esforço do Banco para aprofundar os mercados de capitais africanos e enfrentar as causas da vulnerabilidade da dívida. O apoio ao TCX irá desbloquear financiamento em moeda local para PME, infra-estruturas e diversos sectores em África”. 

A operação também visa atrair outros investidores privados e DFIs, reforçando a integração africana nos mercados globais de capitais. Para o BAD, esta aposta complementa a sua estratégia de mercados de capitais, que inclui emissão de obrigações em moeda local, garantias parciais de crédito e apoio ao crédito privado.

Por sua vez, Ruurd Brouwer, CEO do TCX, sublinhou: “Estamos entusiasmados por receber o BAD como investidor. Trata-se do início de uma parceria estreita para proteger mutuários africanos do risco cambial e promover o desenvolvimento dos mercados de capitais no continente”. 

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>A iniciativa está integrada na Estratégia Década 2024–2033 do BAD e procura gerar forte impacto no desenvolvimento, ao fomentar mecanismos de des-risking para o sector privado, reduzir a dependência de dívida externa em moeda forte e expandir o acesso ao crédito em moeda local, promovendo assim um crescimento inclusivo e sustentável

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

UNIDO E AIMO Assinam Memorando Para Impulsionar Industrialização Sustentável Em Moçambique

0
A UNIDO e a AIMO assinaram um memorando em Maputo para promover a industrialização sustentável em Moçambique, reforçando a cooperação e alinhando-se com os...
- Advertisment -spot_img