Resumo
A Ministra das Finanças de Portugal reuniu-se com o Embaixador de Portugal em Moçambique e a encarregada de Negócios dos EUA para fortalecer a cooperação entre os dois países. Foram discutidos temas como o apoio de Portugal a Moçambique, a participação do país na Cimeira Bilateral entre Moçambique e Portugal e o suporte dos EUA em áreas como saúde. Ambos os representantes expressaram abertura para continuar a apoiar o desenvolvimento de Moçambique. A Ministra das Finanças foi convidada a participar na Cimeira Bilateral em Lisboa, em dezembro, para rever os protocolos e o ambiente de negócios entre os países. Por sua vez, a encarregada de negócios dos EUA destacou o apoio americano a Moçambique, especialmente no setor comercial, e garantiu a continuidade desse apoio em áreas cruciais.
Jorge Monteiro, intervindo na ocasião, endereçou mensagens de felicitações à dirigente das Finanças moçambicanas e demonstrou abertura do seu país em continuar a apoiar o País nas suas políticas de desenvolvimento. Aproveitou a oportunidade para convidar a Ministra das Finanças para participar na Cimeira Bilateral ente Moçambique e Portugal, em Dezembro do ano em curso em Lisboa. Esta Cimeira será uma oportunidade para passar em revista o ponto de situação dos protocolos e ambiente de negócio entre os dois países, disse.
Enquanto isso, Abigail Dressel, passou em revista as diferentes fontes de apoio directo e indirecto do Governo americano à Moçambique com destaque para o sector comercial. No entanto, a encarregada de negócios garantiu estar a trabalhar para a continuidade do apoio nas áreas consideradas cruciais em Moçambique.
A titular das Finanças igualmente saudou o apoio histórico do Governo americano e a nova visão de fazer a política notando a actual situação que o país se encontra com a suspensão do financiamento dos EUA nas áreas prioritárias como a saúde.
A dirigente informou que uma delegação moçambicana, chefiada pelo Chefe do Estado vai participar no próximo mês, na Cimeira das Nações Unidas onde vai apresentar todos os ganhos nas áreas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fonte: MEF