Resumo
O Instituto Médio Politécnico Globo - Nzeru Mbawiri está a investir cerca de trinta e cinco milhões de meticais na expansão e modernização do ensino técnico profissional em Sofala e Manica. José Caetano, patrono da instituição, destaca que os investimentos têm melhorado significativamente o ensino técnico profissional, com novas instalações e equipamentos de ponta para cursos como enfermagem, medicina, gestão, contabilidade e agricultura. A produção agrícola e avícola resultante das aulas práticas é vendida no mercado local. O desafio futuro é continuar a construir infraestruturas modernas para adaptar o ensino aos padrões internacionais e garantir a empregabilidade dos graduados. O instituto, fundado em 2013 na Beira e expandido para Chimoio em 2015, visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
O Instituto Médio Politécnico Globo – Nzeru Mbawiri está a investir cerca de trinta e cinco milhões de meticais, num projecto de expansão e modernização do ensino técnico profissional, nas províncias de Sofala e Manica.
Segundo o Professor Universitário e patrono da instituição, José Caetano, os investimentos feitos estão a contribuir para a melhoria do ensino técnico profissional.
O IMPG já construiu instalações modernas e adquiriu equipamento de ponta, para as aulas práticas, onde lecciona os cursos de enfermagem geral e de saúde materno infantil, medicina geral e preventiva, gestão, contabilidade, agropecuária, extensão e fomento agrário. A fonte exemplifica que a produção de frangos e hortícolas, fruto das aulas práticas, do curso de extensão e fomento agrário do IMPG é comercializada no mercado da cidade de Chimoio.
José Caetano diz que tem como desafios, continuar a construir infra estruturas modernas, para adequar o ensino técnico profissional, aos padrões internacionais e aferir o nível de inserção dos graduados no mercado de emprego.
O Instituto Médio Politécnico Globo- Nzeru Mbawiri, foi criado na cidade da Beira em 2013 e foi expandido para a capital provincial de Manica, a cidade de Chimoio, em 2015.(X)
Fonte: RM