Fonte: O País
Edil de Pemba ameaça processar empresas por poluição ambiental

O presidente do município de Pemba já havia mandado encerrar a Moz Enviromental, a empresa responsável pelo tratamento de resíduos considerados tóxicos, produzidos pelos Megaprojectos que operam em Cabo Delgado, mas o Tribunal Administrativo ao nível da província ordenou a reabertura por alegadamente não ter constatado poluição.
A Moz enviromental considera estranha a intenção do edil de Pemba, e suspeita que haja outras intenções ocultas que levam as comunidades que vivem ao redor da empresa a realizar manifestações de forma constante, devido a poluição ambiental.
Entretanto, o presidente do município de Pemba diz que não tem conhecimento da ordem de reabertura, e nega todas suspeitas da Moz environmental sobre incitação às comunidades locais, que exigem o encerramento da empresa. No entanto, Satar Abdulgani confirma a submissão de um recurso contra a decisão do Tribunal Administrativo de Cabo Delgado.
Apesar de todos os problemas que estão a ser levantados pelo município de Pemba e pelas comunidades locais, a empresa vai continuar a operar normalmente, até que haja uma decisão contrária.
Oficialmente não está confirmada a poluição ambiental em Pemba, mas o edil promete lutar até que a empresa seja fechada ou, no mínimo, que haja garantia de condições para a empresa operar sem poluição.
A Moz Environmental está preocupada com as intenções do edil de Pemba e prevê prejuízos não só para a empresa, mas também para os Mega-Projectos que operam em Cabo Delgado, em particular, e para o país no geral.
A Moz environmental opera em Cabo Delgado desde 2018, mas só no ano passado é que a população e o município de Pemba começaram a reclamar da suposta poluição.
A Agência de Controlo de Qualidade Ambiental, AQUA, prometeu pronunciar-se sobre o caso que ameaça comprometer as operações dos Mega Projectos em Cabo Delgado.
Fonte: O País
A revista Tempo é uma publicação moçambicana que surgiu em 1970, que tem como objectivo informar e analisar os principais acontecimentos políticos, económicos, sociais e culturais do país e do mundo, com uma perspectiva crítica e independente. A revista é ilustrada com fotografias, gráficos e infográficos. A revista Tempo é uma referência no jornalismo moçambicano, pela sua qualidade, credibilidade e diversidade de temas abordados.
A Revista Tempo Moçambique é um veículo de informação responsável que valoriza a cultura, promove o pensamento crítico, incentiva a inovação e mantém um compromisso com a diversidade, qualidade e proximidade com nossos leitores, abordando temas de responsabilidade social e sustentabilidade, e representando todas as vozes e realidades de Moçambique com conteúdo de alta excelência.
Contacte-nos: revista@tempo.co.mz
Tempo © Todos Direitos Reservados