27.1 C
New York
Thursday, October 23, 2025
InícioCulturaMoçambique deve aproveitar eventos como Expo Osaka para buscar parcerias

Moçambique deve aproveitar eventos como Expo Osaka para buscar parcerias

[ai_summary timestamp=”17/10/2025 às 11:30″ summary=”A EXPO OSAKA, o maior evento de exposições do Japão, encerrou após seis meses com a participação de 158 países e 7 organizações internacionais, incluindo Moçambique. O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, destacou a importância de buscar parcerias económicas durante eventos como este para impulsionar o desenvolvimento do país. A cerimónia de encerramento foi marcada por apresentações artísticas, incluindo o desfile das bandeiras dos países participantes e do mascote oficial Myaku-Myaku, seguido por um espetáculo de fogos de artifício. A Expo 2025 Osaka, com o tema "Projectando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas", foi uma oportunidade para estabelecer parcerias e partilhar experiências tecnológicas. Visitantes elogiaram a exposição como uma forma de conexão global e aprendizagem. A próxima Expo universal será em 2030 em Riade, na Arábia Saudita.”]
[ai_summary timestamp=”17/10/2025 às 11:00″ summary=”A EXPO OSAKA, o maior evento de exposições do Japão, encerrou após seis meses com a participação de 158 países e 7 organizações internacionais, incluindo Moçambique. O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, destacou a importância de buscar parcerias económicas durante eventos como este para impulsionar o desenvolvimento do país. A cerimónia de encerramento foi marcada por apresentações artísticas, incluindo o desfile das bandeiras dos países participantes e do mascote oficial Myaku-Myaku, seguido por um espetáculo de fogos de artifício. A Expo 2025 Osaka, com o tema "Projectando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas", foi uma oportunidade para estabelecer parcerias e partilhar experiências tecnológicas. Visitantes elogiaram a exposição como uma forma de conexão global e aprendizagem. A próxima Expo universal será em 2030 em Riade, na Arábia Saudita.”]
[ai_summary timestamp=”17/10/2025 às 10:30″ summary=”A EXPO OSAKA, o maior evento de exposições do Japão, encerrou após seis meses com a participação de 158 países e 7 organizações internacionais, incluindo Moçambique. O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, destacou a importância de buscar parcerias económicas durante eventos como este para impulsionar o desenvolvimento do país. A cerimónia de encerramento foi marcada por apresentações artísticas, incluindo o desfile das bandeiras dos países participantes e do mascote oficial Myaku-Myaku, seguido por um espetáculo de fogos de artifício. A Expo 2025 Osaka, com o tema "Projectando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas", foi uma oportunidade para estabelecer parcerias e partilhar experiências tecnológicas. Visitantes elogiaram a exposição como uma forma de conexão global e aprendizagem. A próxima Expo universal será em 2030 em Riade, na Arábia Saudita.”]
Encerrou, segunda-feira, o maior evento de exposições do Japão, a EXPO OSAKA, que durou seis meses e contou com a participação de 158 países, incluindo Moçambique, e 7 organizações internacionais. O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, presente no encerramento da Expo Osaka, diz que o país deve aproveitar eventos desta dimensão para buscar parcerias que possam potenciar a área económica na sua amplitude, como caminho para o desenvolvimento do país.

Milhares de pessoas assistiram à cerimónia de encerramento da Expo 2025, de Osaka, Japão, marcada por vários momentos com destaque para apresentações artísticas, num ambiente que decorreu debaixo do sol intenso, mas com os visitantes dispostos a acompanhar cada um deles.

O momento mais alto foi o desfile das bandeiras de todos os países participantes e desfile do mascote oficial do evento designado Myaku-Myaku. Por fim o dia terminou com um espectáculo nocturno de fogos de artifício.

Com o tema “Projectando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”, a Expo 2025 Osaka, que teve a duração de 6 meses, constituiu uma oportunidade para estabelecer parcerias e é nesse contexto que o Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, diz que Moçambique deve buscar em eventos desta dimensão fórmulas que possam potenciar a área económica, como caminho para o desenvolvimento do País.

“Moçambique deve buscar neste tipo de exposição parcerias que possam potenciar as suas áreas económicas, das quais pode basear o seu desenvolvimento. A área da agricultura, pesca e pecuária, a área de energia, a área de recursos minerais, a área do turismo, a área de transporte logística e também mostrar aquilo que nós temos da área da cultura, porque a cultura também é parte da nossa economia. Então, são essas parcerias que devemos buscar, porque essas ajudam a levar o nosso país para um outro passo”, disse Américo Muchanga.

No que à área de tecnologias que tutela diz respeito, o ministro considerou ter sido fundamental colher experiências de outros países para implementar internamente, como forma de se conectar cada vez mais com o mundo.

“Em termos de inovação, nós podemos testemunhar que há muitos países que estão a usar as tecnologias de informação e comunicação, estão a usar a inteligência artificial para criar soluções adequadas, digamos, para a sua população, para os seus cidadãos. São essas parcerias que devemos buscar para podermos implementar o nosso país”, disse o Ministro das Comunicações e Transformação Digital.

Os visitantes da Expo dizem que o evento foi uma oportunidade para o Japão conectar-se ao mundo.

“Eu moro em Osaka e hoje foi a décima primeira vez que vim ao evento. No início eu não conseguia entender sobre tudo isto, mas como vim várias vezes acabei entendendo a sua essência. É um local de muita aprendizagem e eu vim buscar boas energias que a Expo transmitiu”, disse Ikue Nishimine.

Por seu turno, Higasji Ryuichi, também visitante, disse que o evento foi produtivo uma vez que “vários países do mundo encontraram-se no mesmo espaço para intercâmbio a mais alto nível. Tudo aqui foi feito pensando no futuro da humanidade e no bem estar do meio ambiente. Foi muito bom viver esta experiência”.

Passaram pela Expo 2025 Osaka cerca de 28 milhões de visitantes de várias nacionalidades, incluindo muitas centenas de moçambicanos que por diversas razões estiveram no Japão.

A Expo universal realiza-se de 5 em 5 anos, sendo que a próxima será em 2030 em Riade, na Arábia Saudita.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Moçambique vence Egipto nos seniores e perde nos Sub-19 no Africano...

0
As selecção nacionais de hóquei em patins registaram resultados díspares no prosseguimento do Campeonato Africano que decorre no pavilhão da Cidadela, em Luanda; em...
- Advertisment -spot_img