27.1 C
New York
Wednesday, October 22, 2025
InícioNacionalSociedadeMemba e Moma com surto de cólera que já fez óbito

Memba e Moma com surto de cólera que já fez óbito

Até aqui houve um óbito e 146 casos cumulativos desde 13 de Outubro. O fecalismo a céu aberto e o consumo de água imprópria são apontados como as prováveis causas.

O assunto é notícia não só por se tratar de cólera, mas também porque os casos estão a registar-se fora da época chuvosa que é a mais propensa à ocorrência de doenças diarreicas e a própria cólera.

“Infelizmente, registamos com muita preocupação, mesmo após termos declarado o fim do surto no distrito de Moma, neste caso, no dia 1 de Setembro, mais um novo surto no distrito de Moma e os casos estão a vir concretamente de um ponto isolado que é Pilivili e isto configura uma preocupação porque como podem perceber a cólera tem a ver com a época chuvosa, que é onde há recrudescimento de casos, mas neste momento específico contamos com o distrito de Moma com 46 casos e o distrito de Moma com 97, configurando um total de 146 casos neste momento”, disse Samuel Carlos, chefe do departamento de Saúde Pública nos Serviços Provinciais de Saúde em Nampula.

Há uma vítima mortal a lamentar que se registou na vila-sede do distrito de Memba. Sobre as prováveis causas da eclosão da doença, o pessoal da Saúde na província de Nampula encontra alguma explicação e um denominador comum nos dois distritos.

“Nós, compreendemos, por exemplo, que em Moma, a população que vem registando este surto é uma população mineira. Apurada a condição sanitária naquela área são mineiros que recorrem à água de furos artesanais e em algum momento há prática de fecalismo a céu aberto e isto pode propiciar o não corte da cadeia [de transmissão] mesmo estando porque também o vibrião colérico pode ser encontrado na água, principalmente quando ela não é potável para o consumo. Igualmente, em Memba, esses casos não estão isolados. Estão concentrados na sede onde também predomina o fecalismo a céu aberto, embora o Governo esteja a fazer todo o esforço para controlarmos e ainda sensibilizar a população, mas infelizmente ainda temos estes casos que estão ligados ao consumo de água imprópria”, avançou a fonte.

O óbito registado em Memba foi na vila-sede e como manda o protocolo sanitário, equipas de saúde fizeram-se ao local, pulverizaram a casa do finado e mais 10 casas da vizinhança para cortar a cadeia de transmissão. Mas caso a doença se alastre pelas zonas que registaram ataques terroristas recentemente, as equipas de Saúde dizem que podem enfrentar dificuldades para intervir.

“Temos este receio, caso realmente tenhamos alastramento de casos e que estejam localizados nessas zonas de alta tensão, teremos alguma dificuldade por causa da segurança”.

O surto de cólera em Memba foi declarado no dia 13 de Outubro e em Moma, no dia 1 de Setembro.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

MF e FIDA Reforçam Parceria para Impulsionar o Desenvolvimento Rural

0
O Ministério das Finanças reafirmou hoje (21), o compromisso do Governo em fortalecer a parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), no...
- Advertisment -spot_img