A asserção é do Secretário de Estado de Minas, Jorge Daúdo, momentos após a abertura da VII Feira de Gemas e Minerais (FAGEMA), na cidade de Nampula.
O evento que decorre sob o lema: “FAGEMA, em prol da mineração sustentável e promoção do desenvolvimento sócio-económico em Moçambique” reúne 50 expositores, num evento em se espera a participação de mais de duas mil pessoas, entre empresários, artesãos, académicos e representantes de instituições públicas e privadas.
Na feira estão expostas pedras preciosas e semi-preciosas, esculturas, artesanato e equipamentos usados na exploração e lapidação de minerais. Paralelamente, decorrem palestras, debates e encontros de negócios voltados ao fortalecimento do sector mineiro, bem como a promoção de parcerias entre operadores nacionais e internacionais
No seu discurso, Jorge Daúdo destacou que a FAGEMA constitui uma importante plataforma de promoção do comércio de minerais e de valorização do potencial geológico de Moçambique.
A VII edição da FAGEMA reafirma o papel de Nampula como um dos principais centros de referência da mineração moçambicana, destacando-se pela diversidade dos seus recursos minerais e pela sua contribuição cada vez mais crescente na economia nacional.
Fonte: Jornal Noticias






