27.1 C
New York
Monday, October 27, 2025
InícioEconomiaSolicitação do CDD sobre Uso de Tractores para Transporte Público Continua Sem...

Solicitação do CDD sobre Uso de Tractores para Transporte Público Continua Sem Resposta da PGR

Por: Gentil Abel

O Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR), em 25 de julho, a abertura de uma investigação sobre a legalidade da recente aquisição de tractores com atrelados destinados ao transporte público de passageiros. No entanto, três meses após o pedido, a PGR ainda não se manifestou sobre o assunto.

Nesse contexto, o governo, por meio do Fundo de Transportes e Comunicações, iniciou a distribuição das primeiras unidades em Cabo Delgado em 16 de julho, dentro de um projecto nacional de mobilidade rural que prevê a aquisição de 100 unidades, ao custo total de 650 milhões de meticais, aproximadamente 6,5 milhões por unidade.

Por conseguinte, o CDD aponta preocupações em relação à segurança e à legalidade do uso dos veículos. Segundo a organização, os tractores estariam transportando passageiros em condições consideradas precárias, sem ventilação adequada, protecção contra intempéries ou sistemas mínimos de segurança.

Adicionalmente, do ponto de vista jurídico, a organização citou a Constituição da República de Moçambique, que garante os direitos à vida e à integridade física e moral, além do Código da Estrada e do Regulamento do Transporte em Automóveis, que estipulam condições estruturais e técnicas mínimas para veículos de transporte de passageiros.

Desta feita, entre as questões levantadas pelo CDD estão a adequação dos tractores agrícolas para transporte de pessoas, a ausência de estudos técnicos e de impacto social, além de possíveis irregularidades na gestão dos recursos públicos, considerando o valor elevado de cada unidade e a falta de evidências de processos de aquisição transparentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Moçambique Destaca-Se Como Pilar Da Segurança Energética Regional Na XV Conferência...

0
Reunida em Maputo, a conferência dos reguladores lusófonos sublinhou o papel estratégico de Moçambique na segurança energética da região, defendendo regulação estável e políticas fiscais coerentes para acelerar a transição sustentável.
- Advertisment -spot_img