27.1 C
New York
Wednesday, October 29, 2025
InícioEconomiaMoçambique Quer Modernizar Fronteiras com Zâmbia e Zimbabué em Regime de Parceria...

Moçambique Quer Modernizar Fronteiras com Zâmbia e Zimbabué em Regime de Parceria Público-Privada

Resumo

Moçambique autoriza concursos internacionais para concessão das fronteiras de Cassacatiza e Machipanda, com o objetivo de modernizar e melhorar a eficiência logística, comércio regional e segurança aduaneira. Os postos fronteiriços serão atualizados através de parcerias público-privadas, visando facilitar o trânsito de pessoas e bens e impulsionar o comércio intra-regional. A implementação do modelo de Paragem Única em Cassacatiza pretende reduzir tempos de espera e custos de transporte, aumentando a competitividade dos corredores logísticos. Espera-se que estas medidas melhorem a fluidez no transporte, aumentem as receitas fiscais e reforcem a segurança nacional, contribuindo para o desenvolvimento económico das províncias fronteiriças e fortalecendo a integração regional e a competitividade logística de Moçambique.

Governo autoriza o lançamento de concursos internacionais para concessão das fronteiras de Cassacatiza e Machipanda, visando melhorar a eficiência logística, o comércio regional e a segurança aduaneira.

Moçambique prepara-se para modernizar dois dos seus principais postos fronteiriços terrestres — Cassacatiza, na fronteira com a Zâmbia, e Machipanda, com o Zimbabué — através de um modelo de parceria público-privada. O objectivo é reforçar a integração regional, simplificar o trânsito de pessoas e bens e impulsionar o comércio intra-regional, num momento em que o país procura posicionar-se como plataforma logística no corredor centro-sul de África.

Concessões Internacionais e Modernização Estrutural

As resoluções aprovadas pelo Conselho de Ministros a 22 de Outubro conferem mandato ao Ministério dos Transportes e Logística (MTL) para lançar concursos públicos internacionais com vista à modernização e expansão das fronteiras de Cassacatiza e Machipanda, ambas a operar sob o regime de concessão.

Os projectos serão estruturados segundo um modelo integrado de PPP, que abrange infra-estruturas físicas, sistemas de gestão e componentes tecnológicas de controlo migratório e aduaneiro.

O MTL deverá ainda apresentar, num prazo de 120 dias após a adjudicação, as propostas de contrato de concessão e os respectivos decretos de aprovação dos termos contratuais, garantindo a articulação com as autoridades fronteiriças da Zâmbia e do Zimbabué.

Fronteira de Paragem Única: Um Novo Paradigma de Integração

A decisão surge na sequência do acordo assinado entre Moçambique e a Zâmbia, em 23 de Outubro, para o estabelecimento de um Posto Fronteiriço de Paragem Única em Cassacatiza.

O modelo, amplamente adoptado na África Austral, permite que os procedimentos migratórios e aduaneiros sejam realizados num único ponto físico, reduzindo tempos de espera e custos de transporte, e aumentando a competitividade dos corredores logísticos.

Segundo o Presidente Daniel Chapo, este é um passo “para acelerar o comércio entre países irmãos e reforçar a coesão económica e política da região”. Já o Presidente zambiano Hakainde Hichilema destacou o interesse em expandir a cooperação para sectores como energia, gás natural e infra-estruturas logísticas.

Impactos Logísticos e Económicos Esperados

De acordo com as resoluções governamentais, o modelo de paragem única deverá melhorar a fluidez no transporte de pessoas e mercadorias, aumentar a arrecadação de receitas fiscais e reforçar a segurança nacional.

O impacto económico directo é esperado nos corredores de Machipanda e Tete, estratégicos para o escoamento de bens entre o porto da Beira, o Zimbabué e a Zâmbia. A modernização dos postos deverá também melhorar a imagem institucional do Estado, estimular o investimento privado e promover o desenvolvimento económico das províncias fronteiriças.

Integração Regional e Competitividade Logística

A iniciativa enquadra-se nos esforços do Governo de fortalecer a integração económica regional, harmonizando políticas de transporte, comércio e fronteiras no âmbito da SADC e da Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA).

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>O reforço da capacidade logística nas fronteiras posiciona Moçambique como ponte natural entre os mercados do interior da África Austral e os seus portos do Índico, reforçando a sua atractividade como hub de transporte e exportação.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

União Europeia Confirma Retirada de Moçambique da Lista Europeia de Alto...

0
Moçambique foi retirado da "lista cinzenta" do GAFI e a União Europeia vai remover o país da sua lista de nações de alto risco, reconhecendo os...
- Advertisment -spot_img