Resumo
As obras de requalificação do Estádio da Machava, agora Estádio da Independência, visam cumprir as normas da CAF para acolher jogos de alto nível, adiando a reabertura para 2026. Os novos balneários estão em fase final de construção, com banheiras de imersão e ligação às tribunas. Destaca-se a construção de um túnel de acesso ao campo, exigindo ajustes nas bancadas. As obras incluem a renovação das bancadas, a instalação de assentos plásticos e a preparação para receber relva natural. O estádio manterá a sua estrutura para várias modalidades desportivas, como ciclismo e atletismo, aguardando-se a chegada da nova pista de tartan. A relva será importada da África do Sul.
Por Alfredo Júnior
Tudo apontava para o data de celebração dos 101 anos do Clube Ferroviário de Maputo, o dia 13 de Outubro de 2025, o período de reinauguração do mítico Estádio da Machava que a 25 de Junho de 2025 acolheu as cerimónias centrais de celebração dos 50 anos da independência nacional.
Porém, a reabertura do recinto para a prática desportiva não acontecerá este ano, devido ao atraso das obras particularmente em alguns sectores que devem ser ajustados para responder às exigências da Confederação Africana de Futebol.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
O LanceMZ visitou o recinto para se inteirar do actual estágio das obras, a começar pelos novos balneários que ficam por detrás da zona onde está instalada a Tribuna de Honra.
As obras de construção dos novos balneários já estão em fase conclusiva e de acabamentos, para que em breve possam receber todos equipamentos e mobiliários previstos para este sector.
Por forma a conformar com as exigências internacionais, estão nesta altura a ser construídas banheiras de imersão em cada um dos dois novos balneários, algo que não estava previsto no projecto inicial. A interligação destes balneários com as tribunas já está feita, aguardando pela instalação de um elevador para facilitar a mobilidade.
Uma das grandes obras de engenharia civil realizadas nesta requalificação foi a construção de um novo túnel de acesso que liga os novos balneários ao recinto de jogo, sendo que o mesmo já está em fase de acabamentos. Lembre-se que este novo túnel que viabiliza o acesso rápido ao campo obrigou a mexidas nas bancadas de betão, actividade descrita como tendo sido a mais trabalhosa.
No interior do recinto as bancadas de betão foram já trabalhadas, pintadas e preparadas para receber assentos plásticos que deverão ser montados em breve, sendo que as obras de reabilitação das Tribunas de Honra e a nova tribuna de imprensa já estão concluídas faltando por colocar os devidos equipamentos.
O Estádio da Machava vai manter o seu traço arquitetónico para a prática de diversas modalidades desportivas, como é o caso do ciclismo cuja pista recebeu novo piso de alcatrão. Por outro lado, a base para receber a nova pista de atletismo que será de tartan já foi colocada, aguardando pela chegada da mesma que virá da Turquia.
RELVA VIRÁ EM ROLOS DA ÁFRICA DO SUL
Para a prática de futebol o Estádio da Machava voltará a ter relva natural, em substituição da sintética que estava neste campo. Os trabalhos de nivelamento da parte que receberá a relva já estão concluídos, sendo que as amostras do solo foram enviadas para laboratórios competentes para a sua devida análise.
Os rolos contendo a relva virão da vizinha África do Sul sendo que o empreiteiro responsável pela sua implantação garante que em pouco tempo a mesma estará pronta para poder receber jogos de futebol.
O novo relvado terá um sistema de drenagem melhorado para evacuação das águas das chuvas num período máximo de três minutos, sendo que o sistema de rega também será melhorado e passará a ser automatizado.
As torres de iluminação do recinto foram completamente restauradas e receberam novos holofotes, sendo que se aguarda pela conclusão da colocação do relvado para fazer os devidos testes de luminosidade. O que é facto é que o estádio voltará a ter condições para acolher jogos no período nocturno tal como acontecia no período após a sua inauguração até finais da década 80.
FERROVIÁRIO TERÁ CENTRO DE ESTÁGIO MODERNIZADO
Com a requalificação do Estádio da Machava o Clube Ferroviário de Maputo viu reabilitado o seu Centro de Estágio que passará a ter instalações modernas, com a algumas funcionalidades que anteriormente não existiam, como é o caso da colocação de banheiras de imersão que servirão para a recuperação dos atletas.
Para além dos balneários que foram reabilitação com a colocação de novos equipamentos, como chuveiros, sanitas, o novo centro de estágio terá uma sala de conferências, uma cozinha moderna e com equipamento novo para atender a preparação das refeições para os atletas em estágio, sendo que os quartos deste centro de acomodação desportiva também foram completamente renovados.
É no Centro de Estágio que está instalada a sala de controlo de vídeo vigilância colocada neste recinto que passará a ter câmeras por todo Estádio da Machava, sendo que o sistema de controlo já está instalado e em fase de testes.
Os custos das obras de requalificação do Estádio da Machava já superaram o valor inicialmente projectado que estava na casa dos 10 milhões de dólares, sendo que se espera que todo este investimento atenda às exigências da Confederação Africana de Futebol para que o mítico recinto volte a ser palco das grandes tardes e noites do futebol moçambicano como foi num passado bem recente. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






