27.1 C
New York
Thursday, October 30, 2025
InícioNacionalPolíticaFilipe Nyusi defende acções enérgicas para combater a fome e doenças

Filipe Nyusi defende acções enérgicas para combater a fome e doenças

Resumo

O ex-Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, destaca a importância de combater a fome, lidar eficazmente com doenças e promover a justiça social para alcançar a paz no país. Durante uma sessão sobre Paz e Reconciliação, Nyusi salientou os desafios que Moçambique ainda enfrenta, especialmente na consolidação da paz, partilhando experiências do diálogo com o falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama. O ex-Presidente enfatizou que o diálogo é essencial para a paz, destacando a necessidade de vontade genuína e cedência para alcançar consensos.

O ex-Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que é necessário travar o índice de fome, ter respostas eficazes a doenças e promover a justiça social, para que os moçambicanos realmente vivam em paz. 

Dezenas de jovens estudantes e docentes estiveram reunidos e atentos para ouvir o ex-Chefe do Estado, que se desafiou a falar sobre a Paz e Reconciliação, onde defendeu que o país ainda enfrenta  vários desafios, sobretudo na necessidade de consolidar a paz em Moçambique. 

Em cerca de uma hora, o antigo chefe de estado partilhou ainda a experiência que teve com o falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama, durante as conversações para acabar com o conflito político-militar. 

Esse facto serviu como mote para explicar que o diálogo é uma das ferramentas indispensáveis para o alcance da  paz, mesmo sendo um processo contínuo.  

Para o alcance de consensos no diálogo, sem se referir ao Diálogo Nacional Inclusivo em curso, Nyusi explicou que deve haver vontade genuína e cedência. 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Mozal assegura o pagamento de passagens aéreas do Moçambola com 3...

0
A Mozal empresa de Fundição de Alumínio assegurou o pagamento das passagens aéreas para a presente edição do Moçambola 2025, faltando cerca de 8...
- Advertisment -spot_img