Resumo
Kylian Mbappé será premiado com a Bota de Ouro da temporada 2024-25 como melhor marcador dos campeonatos europeus, após marcar 31 golos na LaLiga pelo Real Madrid. A cerimónia de entrega decorrerá em Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu, com a presença de Florentino Pérez e Xabi Alonso. A Bota de Ouro, criada em 1968, distingue anualmente o goleador mais eficaz das ligas europeias, com um sistema de pontos que varia conforme a competitividade de cada campeonato. Mbappé, já premiado várias vezes, reforça o seu estatuto de superestrela global ao conquistar este título, tornando-se o único jogador a vencer a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo, a Chuteira de Ouro da Liga dos Campeões e a Bota de Ouro europeia, destacando-se como um dos maiores goleadores da sua geração e símbolo do sucesso do Real Madrid.
Kylian Mbappé será distinguido, esta sexta-feira, em Madrid, com a Bota de Ouro da temporada 2024-25, prémio que consagra o melhor marcador dos campeonatos europeus. O avançado francês do Real Madrid marcou 31 golos na LaLiga, superando Viktor Gyökeres (Sporting) e Mohamed Salah (Liverpool) na classificação final.
A cerimónia de entrega, organizada pela European Sports Media, decorre na tribuna de honra do Estádio Santiago Bernabéu, com a presença do presidente Florentino Pérez, do treinador Xabi Alonso e de todo o plantel merengue.
Criada em 1968, a Bota de Ouro distingue anualmente o goleador mais eficaz das ligas europeias por meio de um sistema de pontos que pondera a competitividade de cada campeonato. Os cinco principais torneios, Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e Itália, atribuem 2 pontos por gol; as ligas de nível intermédio, como a portuguesa, holandesa ou turca, contabilizam 1,5 pontos por gol; e as restantes ligas europeias atribuem 1 ponto.
Com este novo título, Mbappé reforça um percurso repleto de conquistas: já foi cinco vezes o melhor marcador da Ligue 1, quatro vezes o melhor jogador do campeonato francês e vencedor do Golden Boy 2017. Soma ainda distinções como o Prémio Gerd Müller 2024, pelos 52 golos marcados na temporada anterior, e foi o melhor marcador do Mundial de 2022 e da Liga dos Campeões, onde já contabiliza 50 golos.
Com a Bota de Ouro 2024-25, o camisa 10 consolida o seu estatuto de superestrela global e torna-se o único jogador da história a conquistar a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo, a Chuteira de Ouro da Liga dos Campeões e a Bota de Ouro europeia reafirmando-se como um dos maiores goleadores da sua geração e símbolo do novo ciclo vitorioso do Real Madrid.

 
                                    
