27.1 C
New York
Saturday, November 1, 2025
InícioCulturaMatilde Muocha apela a maior visibilidade dos artistas moçambicanos

Matilde Muocha apela a maior visibilidade dos artistas moçambicanos

Resumo

A Secretária de Estado das Artes e Cultura de Moçambique incentivou os artistas locais a aproveitarem as oportunidades no país para aumentarem a sua visibilidade e interagirem com o mercado internacional, durante o lançamento da quinta edição da Gala dos Prémios Mozal Artes e Cultura 2025. Um total de 111 artistas submeteram candidaturas, com 20 nomeados para a gala final em categorias como Cinema, Dança, Fotografia, Teatro, Design de Moda e Música. A importância de fortalecer a presença nacional e internacional dos criadores foi realçada, com a Secretária de Estado a salientar que os prémios são uma estratégia para consolidar carreiras artísticas. A iniciativa é coordenada pela Associação Kulungwana e conta com o apoio da empresa Mozal, que promove o desenvolvimento cultural em Moçambique. A gala está agendada para 6 de novembro em Maputo.

A Secretária de Estado das Artes e Cultura apelou aos artistas moçambicanos para que aproveitem as oportunidades existentes no país, de modo a reforçarem a sua visibilidade e promoverem a interação com o mercado internacional. Matilde Muocha falava esta segunda-feira, durante o lançamento da quinta edição da Gala dos Prémios Mozal Artes e Cultura 2025.

No total, 111 artistas submeteram as suas candidaturas, tendo sido 20 nomeados para a gala final, nas categorias de Cinema e Audiovisuais, Dança, Fotografia, Teatro, Design de Moda e Vestuário, e Música. Durante o evento, a Secretária de Estado das Artes e Cultura destacou a importância de os criadores nacionais fortalecerem a sua presença dentro e fora do país.

“Que utilizem as nomeações a que foram sujeitos, dentro de um rol de candidatos muito bem apresentado, como uma plataforma para reforçar a vossa visibilidade a nível nacional e internacional. Afinal, os prémios são também uma estratégia para a consolidação das carreiras artísticas e para o engrandecimento dos próprios artistas e das suas criações enquanto marcas”, afirmou Matilde Muocha, Secretária de Estado das Artes e Cultura.

A iniciativa é coordenada pela Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana, que organiza o evento desde a sua primeira edição. Segundo a diretora da Kulungwana, Eni Matos, o número crescente de participantes demonstra o carácter inclusivo e nacional do concurso.

“As candidaturas revelaram a diversidade de origens e linguagens que o país abarca, e deixaram-nos mais conscientes de que o caminho que pretendemos seguir  o de premiar essa diversidade  é possível. Este ano, tivemos pela primeira vez a participação de todas as províncias nas diferentes áreas, um crescimento exponencial face a 2023, quando apenas quatro províncias participaram”, destacou Eni Matos.

O representante do parceiro da iniciativa, Dias Bande, reafirmou o compromisso da empresa em continuar a apoiar o desenvolvimento da cultura moçambicana através de prémios monetários.

“Com esta gala, pretendemos reforçar cada vez mais o nosso reconhecimento aos artistas moçambicanos, que trabalham arduamente para garantir o bem-estar da nossa sociedade. Esta iniciativa inspira-se na riqueza das manifestações culturais do nosso belo Moçambique”, declarou Dias Bande, em representação da Mozal.

A quinta edição da Gala dos Prémios Mozal Artes e Cultura 2025 terá lugar a 6 de novembro, em Maputo.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Inhambane Catalogada Como Destino Preferencial do Turismo Nacional

0
Inhambane poderá tornar-se o destino principal do turismo em Moçambique, com a realização do Mozambique Tourism Summit 2025, que visa impulsionar o setor como...
- Advertisment -spot_img