27.1 C
New York
Friday, November 7, 2025
InícioNacionalSociedadeMinistro do Interior condena linchamento de agente da PRM em Tete

Ministro do Interior condena linchamento de agente da PRM em Tete

Resumo

O Ministro do Interior de Moçambique apelou aos cidadãos para respeitarem a lei e não recorrerem à justiça pelas próprias mãos, após o linchamento de um agente da Polícia em Tete. No Dia da Legalidade, as autoridades depositaram uma coroa de flores na Praça dos Heróis, em Maputo, em homenagem à data. O Ministro salientou a importância de todos os cidadãos agirem em conformidade com a lei, incluindo no combate aos raptos, considerados crimes organizados, assegurando que os responsáveis serão identificados. O Dia da Legalidade é celebrado em Moçambique desde 1981, destacando a necessidade de respeito pela lei e pela justiça institucionalizada.

O Ministro do Interior pede aos cidadãos para agirem de acordo com a lei, e encaminharem as suas reivindicações às autoridades competentes, evitando a justiça com as próprias mãos. Paulo Chachine reagia ao linchamento de um agente da Polícia em Zóbue, na província de Tete, ocorrido esta Terça-feira.

Celebra-se esta quarta-feira o Dia da Legalidade. As instituições de administração da Justiça e da Legalidade depositaram uma coroa de flores na Praça dos Heróis, em Maputo, para assinalar a efeméride. Na ocasião o Ministro do Interior reagiu ao linchamento de um agente da PRM em Tete. 

“É triste e infelizmente isso acontece, mas não deve acontecer, porque, quando nós falamos de conformidade com a lei, não fazemos esta exigência apenas para a Polícia, para as instituições de administração da justiça, mas para todo o cidadão. O cidadão também, nas suas acções, deve se conformar com a lei. Há justiça, e a justiça deve ser feita por instituições próprias, pelas instituições da justiça, não a justiça pelas próprias mãos”, disse o ministro, apelando que os cidadãos conforme as suas acções com a lei. 

Outro acto que atenta à legalidade em Moçambique são os raptos, e o Governante garante que há esforços para combater o mal.

“Raptos é um crime organizado, e tudo que é crime organizado tem uma teia de responsáveis, uma teia de responsáveis por este acto, desde o mais pequeno até ao dono, até ao mandante. E é por causa disso que, às vezes, se pensa que ainda não chegamos lá, mas vai chegar-se aos verdadeiros mandantes”, acrescentou o Chachine. 

O Dia da Legalidade é celebrado em Moçambique desde 1981.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Rádio Moçambique aprova orçamento para novo emissor em Gaza

0
O Presidente do Conselho de Administração da Rádio Moçambique, Abdul Naguibo, anuncia a aprovação do orçamento para a compra de um novo Emissor de Onda Média...
- Advertisment -spot_img