A Associação Moçambicana de Editores e Livreiros (AMEL) marca presença na 44ª Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF), que decorre desde o dia 1 de Novembro na Capital Cultural dos Emirados Árabes Unidos. Moçambique é ainda representado por Paulina Chiziane, Jeffrey Mason, Huwaida Saleh e Pedro Perreira Lopes.
Reconhecida como a melhor feira do livro do mundo pelo quinto ano consecutivo, a SIBF reúne 2 200 expositores provenientes de 112 países e atrai mais de 2,17 milhões de visitantes, consolidando a sua posição como um dos maiores e mais influentes encontros do sector editorial a nível global.
O evento, que este ano decorre sob o lema “Entre ti e um livro”, iniciou com a Conferência de Editores, que incluiu formações especializadas, mesas redondas e sessões B2B dedicadas à aquisição e negociação de direitos de tradução e publicação.
A AMEL foi representada pela sua Presidente, Sandra Tamele, da Editora Trinta Zero Nove, que apresentou um catálogo de literatura moçambicana contemporânea publicada pelos membros da associação, com o propósito de ampliar a visibilidade internacional dos autores moçambicanos e fortalecer parcerias editoriais com o mundo árabe.
Sob instância de Sandra Tamele, o programa da feira que vai até 16 de Novembro regista pela primeira vez a presença dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com destaque para a participação de Paulina Chiziane, a primeira mulher Africana a vencer o Prémio Camões, num painel sobre “Estórias de Pertença”, ao lado de Jeffrey Mason e da Dra. Huwaida Saleh.
A delegação de língua portuguesa inclui ainda Ondjaki (Angola) e Pedro Pereira Lopes (Moçambique), numa participação que Tamele descreve como “o reencontro entre os Países do Golfo e a língua portuguesa”, esperando que seja “a primeira de muitas”.
Durante o evento, a AMEL garantiu manifestações de interesse internacionais para a publicação de: Niketche, de Paulina Chiziane, pela Sidra Publishing, uma jovem editora independente emiradense especializada em tradução literária; uma antologia de poesia moçambicana pela Nobilis Maison d’Édition SARL, sediada em Beirute; Teatro de Marionetes de Jofredino Faife pela Al Arabi Publishing and Distributing, a maior editora do Egipto; e Uma Onça na Cidade de Deusa D’África pela Vakxicon Publications da Grécia, o país convidado de honra em Sharjah em 2025.
Fonte: O País