27.1 C
New York
Friday, November 21, 2025
InícioNacionalPolíticaHCB constroi  Hospital Distrital de Cahora Bassa

HCB constroi  Hospital Distrital de Cahora Bassa

Resumo

No distrito de Cahora Bassa, em Tete, será construído um Hospital Distrital nos próximos seis meses, com a primeira pedra lançada pela Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) na Vila de Chitima. Esta iniciativa visa melhorar o acesso a cuidados de saúde para as populações locais, que enfrentam dificuldades devido à distância das unidades de saúde de referência. O novo hospital terá capacidade para 65 camas e oferecerá serviços essenciais, como consultas externas, bloco operatório, maternidade, enfermarias e morgue. O investimento total da HCB será de 446 milhões de meticais, incluindo equipamento hospitalar e mobiliário. A localização estratégica do hospital irá beneficiar os distritos circundantes, reforçando o Sistema Nacional de Saúde. O Ministro da Saúde, Ussen Isse, destacou a importância deste avanço na melhoria dos cuidados de saúde para a população local.

O distrito de Cahora Bassa em Tete terá, nos próximos seis meses, um Hospital Distrital, cuja primeira pedra para a sua construção foi lançada esta quarta-feira. A unidade sanitária a ser construída na Vila de Chitima é da iniciativa da Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB). 

As populações dos distritos de Marara, Magoe, Marávia e Changara, em Tete, vivem há vários anos uma realidade marcada pela distância no acesso a serviços de saúde de referência, isso porque os Centros de Saúde encontram-se distantes de unidades sanitárias de referência. Para realizar exames básicos como Raio-X, muitos pacientes ainda recorrem ao Hospital Rural de Songo.

A primeira pedra lançada para a construção do Hospital Distrital de Cahora Bassa, feita no âmbito da celebração dos 50 anos da HCB,  representa para a população local o fim de um martírio que obrigava pacientes em estado grave, especialmente do Centro de Saúde de Chitima, a percorrer cerca de 25 quilómetros até Songo, em busca de cuidados médicos adequados.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da HCB, Tomas Matola, o novo hospital contará com capacidade para cerca de 65 camas e oferecerá serviços essenciais, incluindo consultas externas, bloco operatório, maternidade, enfermarias, morgue, lavanderia e uma casa mãe-espera. 

“Representa um investimento da HCB de 446 milhões de meticais. Este valor corresponde a um investimento de chave na mão, ou seja, para além de investimentos na infraestrutura, o hospital terá equipamento hospitalar, equipamento informático e tudo mobiliário,  o que significa que no dia da inauguração, o hospital estará em condições de começar a operar”, sublinhou o PCA da HCB. 

A localização foi escolhida de forma estratégica para responder às necessidades de quatro distritos circunvizinhos, reforçando o Sistema Nacional de Saúde.

A cerimónia foi dirigida pelo Ministro da Saúde, Ussen Isse, que, na ocasião, referiu ser este um avanço nas melhorias de saúde para a população. 

Conforme disse o ministro, a iniciativa chega também como resposta às situações de urgência que antes não podiam ser resolvidas localmente, para o caso de doenças que não permitem transferência e devem ser resolvidas imediatamente. 

“Estamos aqui hoje a construir um hospital para dar esta resposta e salvar as nossas mulheres, as nossas crianças e demais pacientes aqui em Chitima e não só”, destacou Ussen Isse . 

Além da melhoria no acesso à saúde, a população local vê no novo hospital uma oportunidade para combater o desemprego, com a criação de postos de trabalho directos e indirectos durante a construção. 

As obras terão duração de seis meses e exigiu-se do empreiteiro rigor e qualidade e cumprimento dos prazos. 

Com esta nova unidade sanitária, a província de Tete passará a contar com 166 unidades de saúde, ampliando a rede de atendimento e aproximando os serviços das comunidades que mais precisam.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

África enfrenta um misto de Riscos E Oportunidades Num Cenário De...

0
O G20 alerta que as economias emergentes enfrentam um ambiente de crescimento mais fraco devido à menor procura global, condições financeiras apertadas e...
- Advertisment -spot_img