Por Vanildo Polege e Artur Manhique (Fotos)
Depois da vitória no jogo 1 por 57-36 as pupilas de Nasir Salé entraram tranquilas para o segundo e decisivo jogo da Final da Liga Sasol 2025, para o qual o Costa do Sol de Leonel Manhique estavam proibidas de perder para continuarem a sonhar com o título máximo em seniores femininos.
No primeiro quarto, assistiu-se a um equilíbrio entre as duas equipas, tendo o Ferroviário de Maputo saído em vantagem ao fim dos primeiros 10 minutos da contenda por 14-17. No segundo quarto, as campeãs nacionais, entraram mais esclarecidas que as canarinhas, vencendo o mesmo por 10-15. Ao fim da primeira parte a turma de Nasir Salé vencia 24-32.
Na reentrada para a segunda e última parte, isto é, no terceiro quarto, as canarinhas de Leonel Manhique não conseguiram travar a locomotiva trucidante comandada pelo “maquinista Nelito” que venceu por 7-14, colocando o resultado em 31-49, depois de 30 minutos jogados.
Já no último quarto, o jogo ficou brando com as duas formações a baterem-se ao mesmo nível, mas feliz foi o Ferroviário de Maputo que venceu por 13-15, fixando o resultado final em 44-61 para a festa das “locomotivas” que conquistaram o terceiro Campeonato Nacional de Basquetebol consecutivo.
No que diz respeito ao desempenho individual na partida Silvia Veloso, que foi eleita MVP do jogo, pois anotou 11 pontos, 8 ressaltos e 2 bloqueios e do lado das canarinhas Nilsa Chiziane foi a melhor unidade anotando, 19 pontos, 5 ressaltos e dois bloqueios.
As locomotivas da capital, revalidam assim o título de campeãs nacionais e pela terceira vez seguida arrebataram e encaixaram o prémio de 600 mil meticais. O Costa do Sol volta novamente a ocupar a segunda posição pela terceira vez consecutiva e arrecada 250 mil meticais, sendo que a A Politécnica volta aos lugares cimeiros da Liga Sasol na sua quinta edição, conquistando o terceiro lugar e amealhando 150 mil meticais.(LANCEMZ)
Fonte: Lance





