27.1 C
New York
Tuesday, November 25, 2025
InícioNacionalCOTE ausculta diáspora em Portugal, Zâmbia e Malawi

COTE ausculta diáspora em Portugal, Zâmbia e Malawi

Resumo

O presidente da Comissão Técnica do Diálogo Nacional Inclusivo (COTE), Edson Macuácua, lidera uma brigada que está a realizar sessões de auscultação em Portugal, incluindo Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. Esta semana, as sessões também ocorrerão na Zâmbia e no Malawi, e de 26 de novembro a 3 de dezembro serão realizadas com as comunidades na Alemanha, Tanzânia e Quénia. A Comissão Técnica já realizou sessões de auscultação na África do Sul, Zimbabwe e Eswatini. O objetivo desta etapa internacional é garantir a participação de todos os moçambicanos, onde quer que estejam, no processo de construção de um consenso nacional mais amplo e participativo. Macuácua apela aos moçambicanos na diáspora para contribuírem com ideias que fortaleçam a paz, justiça, inclusão, coesão, democracia e desenvolvimento de Moçambique, como parte do esforço nacional para construir um diálogo inclusivo.

Uma brigada liderada pelo presidente da Comissão Técnica do Diálogo Nacional Inclusivo (COTE), Edson Macuácua, prossegue esta semana com sessões de auscultação em Portugal, abrangendo as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.
Segundo Macuácua, ao longo desta semana, a auscultação será também na Zâmbia e Malawi, e entre 26 de Novembro e 03 de Dezembro os trabalhos vão decorrer com as comunidades residentes na Alemanha, Tanzania e Quénia.
A Comissão Técnica realizou, semana finda, sessões de auscultação aos compatriotas na África do Sul, Zimbabwe e Eswatini.
Explicou ainda que o objectivo desta etapa internacional é garantir que todos os moçambicanos, independentemente da sua localização, sejam parte activa do processo, visando colher mais elementos para a construção de um consenso nacional mais amplo e participativo.
Macuácua apela aos moçambicanos na diáspora para se apropriarem do processo, contribuindo com ideias que fortaleçam a paz, a justiça, a inclusão, a coesão, a democracia e o desenvolvimento de Moçambique.
A iniciativa insere-se no esforço nacional de construção de um diálogo inclusivo, visando recolher opiniões de todos os sectores e geografias onde existam comunidades moçambicanas.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

A República Democrática do Congo introduz a vacina contra a malária R21

Preço da vacina contra malária cai protegendo mais 7 milhões de...

0
A Aliança Global de Vacinas, Gavi, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, acordaram reduzir o preço da vacina contra a malária para menos de US$...
- Advertisment -spot_img