27.1 C
New York
Tuesday, November 25, 2025
InícioEconomia“Não repitam erros do passado, o que faz um pai crescer é...

“Não repitam erros do passado, o que faz um pai crescer é paz”, Lula da Silva

Resumo

O Presidente do Brasil, Lula Inácio Lula da Silva, aconselha Moçambique a evitar erros políticos passados para impulsionar o desenvolvimento do país. Destacou a importância da democracia, paz e estabilidade para atrair investimentos. Durante uma visita breve, participou no encerramento do Fórum Empresarial entre os dois países, incentivando Moçambique a aprender com conflitos políticos anteriores. Lula defende que a paz, democracia e estabilidade são fundamentais para o crescimento de um país e para atrair investimento. Anunciou o apoio do Brasil a setores como educação, saúde e agricultura em Moçambique. O anfitrião, Daniel Chapo, apresentou os recursos energéticos de Moçambique e projetos em curso, apesar de alguns ainda não terem financiamento garantido. O volume de negócios entre os dois países diminuiu de 170 para 40 milhões de dólares em 2024, sendo um cenário que se pretende alterar.

Presidente do Brasil, Lula Inácio Lula da Silva, insta Moçambique a não cometer os erros políticos do passado, que retardaram o desenvolvimento do país. Lula destacou ainda a importância da democracia, paz e estabilidade político-social para que Moçambique atraia mais investimentos. 

Uma visita curta mas intensa, na qual o Chefe do Estado do Brasil dirigiu, juntamente com o presidente de Moçambique, o encerramento do Fórum Empresarial entre os dois países. No evento, Lula da Silva aconselhou Moçambique a tirar lições de conflitos políticos passados.

“Não repitam o mesmo erro do século XX no século XXI. O que faz um país crescer é  paz, tranquilidade, democracia. 

Segundo o chefe do estado brasileiro, para ter mais confiança dos cidadãos, os governantes devem oferecer estabilidade política porque ninguém investe num país que está em guerra a cada três meses, estabilidade econômica, fiscal, social e previsibilidade. Lula da Silva justifica que se tudo isso estiver num só pacote, qualquer um vai investir em Moçambique.

E é justamente por isso que Lula da Silva anunciou a retoma do apoio brasileiro a sectores como educação, saúde e agricultura.

O anfitrião, Daniel Chapo, expôs as potencialidades energéticas de Moçambique e os projectos em curso, embora alguns não tenham financiamentos já fechados.

Em 2024, o volume de negócios entre Moçambique e Brasil reduziu de 170 para 40 milhões de dólares, um cenário que se quer mudar neste ciclo de Governação.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Fumaça sobe de um prédio residencial em Kyiv após um ataque com drone durante a noite

Ucrânia entra inverno com mortes civis em escalada e colapso de...

0
O Conselho de Segurança da ONU discutiu a crise humanitária na Ucrânia, onde a população enfrenta exaustão devido à guerra, com cidades sem energia e...
- Advertisment -spot_img