Tuesday, November 25, 2025
InícioRegistos e LicençasEducaçãoArrancaram hoje exames finais da nona classe em todo o país 

Arrancaram hoje exames finais da nona classe em todo o país 

Resumo

Os exames finais da nona classe começaram em todo o país, com mais de 18 mil alunos a serem avaliados em 61 centros de exames na Cidade de Maputo. O primeiro dia incluiu as disciplinas de português e Biologia, com salas de aula tranquilas e alunos concentrados. Algumas ausências foram registadas devido a questões de saúde, mas os processos decorreram sem problemas nas escolas. Na Escola Secundária Francisco Manyanga, 530 alunos estiveram presentes de um total de 551 esperados. Na Escola Secundária da Polana, 405 alunos da nona classe estão a ser examinados, com algumas ausências sem razão conhecida. No total, 61 centros de exame foram estabelecidos na cidade de Maputo, com 9.419 raparigas a serem avaliadas. Os alunos estão focados em passar de classe e são aconselhados a evitar atrasos e fraudes académicas.

Arrancaram, esta segunda-feira, os exames finais da nona classe, em todo o país. A Cidade de Maputo prevê avaliar mais de 18 mil alunos em 61 centros de exames.

Nas escolas havia corredores vazios e silêncio absoluto! Nas salas, os alunos mantinham-se concentrados  e os professores atentos. Eram indícios dos exames finais da nona classe que decorrem pela primeira vez, em todo o país, e que arrancaram esta segunda-feira. O primeiro dia de exames foi reservado para as disciplinas de português e Biologia.  

Na Escola Secundária Francisco Manyanga, apesar da ausência de 21 alunos, o processo decorreu sem sobressaltos, segundo explicou o director da instituição. 

Esperávamos receber 551 alunos e destes fizeram-se presentes 530. O que quer dizer que só 21 alunos é que não se fizeram presentes. Fomos aos processos dos alunos, entramos em contacto com alguns encarregados de educação e soubemos que não se puderam fazer presentes por razões que tem a ver com saúde”, explicou Sabino Congolo.

Na Escola Secundária da Polana prevê-se examinar 405 alunos da nona classe. 

Tivemos oito ausências no primeiro exame e no segundo tivemos quatro alunos que faltaram, ainda não sabemos as razões, mas o ambiente é calmo, o trabalho está a correr normalmente, todo o trabalho está a correr sem sobressaltos.”disse o director da instituição, Filipe Alfiado.

Só na cidade de Maputo foram criados 61 centros de exame para avaliar mais de 18 mil alunos.

Neste número, 9.419 são raparigas e temos, portanto, 724 júris e temos como rede escolar que oferece esse serviço de examinacao a 61 escolas. Isto, portanto, na cidade de Maputo.”, Hélio Mudendere, Director da Educação da Cidade de Maputo  

Os alunos afirmam que as matérias avaliadas, esta segunda-feira, correspondem às matrizes e a maior expectativa é de passar de classe. 

Para os alunos, o apelo é para que evitem atrasos e fraudes acadêmicas. 

“Para o caso da nona classe, recomendamos que os alunos estudem com base nas matrizes e nos conteúdos programáticos selecionados durante o ano letivo. Para o caso da décima e da décima segunda classe, recomendamos que estudem com base nos exames dos últimos cinco anos, igualmente nas matrizes, nos conteúdos selecionados e nunca se deixarem levar por falsos exames que, provavelmente, possam ser partilhados a nível das redes sociais.”

Os exames da décima  e da décima segunda classes irão decorrer entre 01 e 04 de Dezembro.  

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Ingresso a PRM: Mais de 6 mil candidatos disputam 400 vagas...

0
Mais de 6 mil candidatos a membros da Polícia da República de Moçambique estão a concorrer a 400 vagas na Zambézia. Após exames médicos, os resultados foram...
- Advertisment -spot_img