Resumo
A Assembleia da República (AR) doou cerca de 60 toneladas de alimentos a famílias deslocadas pelo terrorismo em Memba, Nampula. A iniciativa, financiada com um dia de salário dos deputados, pretende ajudar as vítimas e promover a coesão nacional face aos conflitos no norte de Moçambique. A entrega foi liderada pela presidente da AR, Margarida Adamugi Talapa, que condenou publicamente os atos terroristas na região, destacando o recrutamento de crianças como "bárbaro". Desde 2017, grupos terroristas têm atacado o norte do país, especialmente em Cabo Delgado, afetando também áreas vizinhas como Nampula. Recentemente, Memba foi alvo de violentos ataques, levando a deslocações em massa, com mais de 71.983 pessoas fugindo em apenas uma semana, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Em gesto de solidariedade e responsabilidade social, a Assembleia da República (AR) entregou recentemente cerca de 60 toneladas de produtos alimentares a famílias deslocadas pelo terrorismo no distrito de Memba, na província de Nampula. Desta feita, a iniciativa, assumida por via da doação de um dia de salário pelos deputados, visa aliviar o sofrimento das vítimas e reforçar a coesão nacional em face dos conflitos que assolam o norte do país.
Por sua vez, a entrega dos donativos foi realizada sob o comando da presidente da AR, Margarida Adamugi Talapa.
Talapa já havia manifestado publicamente, em várias sessões parlamentares, a firme condenação aos actos terroristas que têm afectado o norte do país, descrevendo o recrutamento de crianças pelos grupos armados como “acto bárbaro” e reafirmando o compromisso da AR
com a “defesa da soberania nacional, da paz e da estabilidade”. Além disso, a presidente tem reiterado a importância da solidariedade nacional para enfrentar a violência armada.
Sendo que, desde 2017, o norte de Moçambique tem sofrido uma escalada de ataques de grupos terroristas, principalmente na província de Cabo Delgado, mas com efeitos já sentidos em regiões vizinhas, como Nampula. Contudo, recentemente, o distrito de Memba foi palco de violentos ataques que provocaram deslocações massivas de população. E, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), um total de 71.983 pessoas fugiu numa única semana do distrito de Memba devido a ataques de grupos terroristas.






