Resumo
O Ferroviário de Maputo venceu o Sporting de Luanda por 66-58 nos quartos-de-final da WBLA - Women Basketball African League, no Cairo. O jogo foi disputado no Prince Abdallan Al Faisal Sports Hall, com destaque para Silvia Veloso, que marcou 19 pontos, fez 7 ressaltos, 5 assistências e 4 roubos de bola. O Ferroviário liderou desde o início, terminando o primeiro quarto com 17-13. O Sporting reagiu no segundo quarto, mas o Ferroviário manteve a vantagem, indo para o intervalo a vencer por 33-31. Após o descanso, o Ferroviário acelerou, aumentando a vantagem para nove pontos (50-41). Apesar da pressão do Sporting no último quarto, o Ferroviário manteve a liderança, vencendo por 66-58 no final.
Por Redacção LanceMZ
No jogo decorrido no pavilhão no Prince Abdallan Al Faisal Sports Hall, e que colocou as “locomotivas” de Maputo diante da campeã angolana que conta no seu plantel com o reforço de três jogadoras moçambicanas, nomeadamente Eleotéria “Formiga” Lhavanguana, Vilma Covane e Nilsa Chiziane, as pupilas de Nasir Salé conseguiram confirmar o seu favoritismo, apesar de algumas dificuldades impostas pelas adversárias.
O Ferroviário de Maputo entrou mandão para o encontro dominando o primeiro quarto que terminou com o resultado de 17-13. No entanto, nos dez minutos seguintes o Sporting de Luanda catapultado por Eleotéria “Formiga” Lhavanguana teve uma boa reacção, conseguindo um parcial de 16-18, que, no entanto, continuava a dar a liderança no marcador à turma moçambicana que saiu para o intervalo a vencer por 33-31, ou seja, dois pontos de diferença que mantinham o jogo vivo.
No regresso do descanso a equipa de Nasir Salé acelerou para um parcial de 17-10, ganhando uma vantagem assinalável de nove pontos, com o marcador a registar 50-41, após 30 minutos de jogo.
Nos últimos dez minutos, as “leoninas” continuaram a complicar a vida das campeãs em título que tiveram que puxar da sua experiência para desembaraçar-se do jogo que voltou a registar um parcial favorável para a equipa angolana que venceu por 16-17, mas não conseguiram passar para a frente do marcador que no final registava o resultado de 66-58.
SILVIA FEZ A DIFERENÇA
No capítulo individual o destaque vai para a base Silvia Veloso que anotou 19 pontos, ganhou 7 ressaltos, fez 5 assistências e ainda 4 roubos de bola, terminando com 19 de eficiência. Ingvild Mucauro também esteve em bom plano ao contribuir com 11 pontos, 7 ressaltos e igual número de assistências, terminando com 16 de eficiência.
Do lado das moçambicanas do Sporting de Luanda, a extremo-poste Nilsa Chiziane foi a melhor unidade contribuindo com 14 pontos, 6 ressaltos e três roubos, terminando o jogo com eficiência de 16, enquanto Eleotéria Lhavanguana fez 12 pontos, ganhou 7 ressaltos e 4 assistências, concluindo a partida com 9 de eficiência.
Caso a equipa de Nasir Salé vença o Sporting de Luanda deverá enfrentar a equipa do ASCVD (Senegal)-REG BBC (Ruanda) na meia-final que vai ter lugar no sábado, 13 de Dezembro, pelas 17 Horas, sendo que a final está marcada para domingo, 14, pelas 19:30 Horas. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






