Resumo
Moçambique vai receber 1.7 mil milhões de dólares dos EUA para investir na Saúde nos próximos cinco anos, após a suspensão do apoio da USAID. Um acordo foi assinado em Washington entre a ministra dos Negócios Estrangeiros, Maria Lucas, e o secretário do Estado-adjunto norte-americano, Christopher Landau. O financiamento visa melhorar a resposta a emergências de saúde, gestão de recursos humanos, sistemas de informação e logística de medicamentos. O ministro da Saúde, Ussene Isse, destacou a cooperação entre governos como vantajosa para o país.
Para o efeito, segundo a Rádio Moçambique (RM), foi assinado um acordo ontem em Washington entre a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Lucas e o secretário do Estado-adjunto norte-americano, Christopher Landau com vista a viabilizar a retoma do financiamento.

Reagindo ao facto, o titular do pelouro da Saúde, Ussene Isse, apontou que o actual acordo oferece uma modalidade assente na cooperação entre governos, razão pela qual o país poderá tirar maior proveito e garantir a eficiência na resposta a emergência à saúde, gestão de recursos humanos e sistemas de informação, gestão da cadeia logística de medicamentos.
Fonte: Jornal Noticias






