A Federação do Desenvolvimento Empresarial de Moçambique realizou, em Maputo, a cerimónia do Brinde do Fim do Ano, marcada pela atribuição do Prémio Resiliência ao Presidente da República, em reconhecimento da sua liderança e da relação de proximidade com o sector empresarial.
Num momento de celebração e reconhecimento, o presidente da Federação do Desenvolvimento Empresarial de Moçambique, Lineu Candieiro, sublinhou que o Chefe do Estado tem mantido um diálogo aberto e permanente com os empresários nacionais.
“Ao homenagearmos hoje, sua Excelência, Senhor Presidente da República, Daniel Chapo, não celebramos apenas a gestão de uma conjuntura, mas sim a afirmação de uma visão de Estado que coloca o desenvolvimento econômico e a dignidade humana no centro das prioridades nacionais”, destacou Lineu Candieiro, presidente daFederação do Desenvolvimento Empresarial de Moçambique.
Em representação do Presidente da República, Mateus Magala reafirmou o compromisso do Governo em continuar a trabalhar lado a lado com o sector privado.“Para o presidente, este prêmio pertence, acima de tudo, ao povo moçambicano. As empresas que persistem e investem, aos trabalhadores que produzem, às comunidades que se reergam e às instituições como a FDEM, que acreditam no diálogo, na iniciativa privada e no desenvolvimento nacional’, reconheceu Mateus Magala em representação ao presidente da República.
A cerimónia incluiu ainda o reconhecimento ao grupo SOICO e a vários órgãos de comunicação social. O presidente do Conselho de Administração da SOICO afirmou que a distinção representa o esforço coletivo e o trabalho de equipa da empresa.
“A grande distinção que aqui foi entregue não é para mim, é para os colaboradores do Grupo Soico. São os jornalistas, os produtores, operadores de câmaras que fazem a diferença. Eu apenas fui mensageiro, fui apenas o representante e recebi ele. Por isso, quando chegar à empresa, vou passar para eles, porque é o resultado do trabalho que eles desenvolvem, é o resultado da entrega e dedicação que eles têm para o grupo. E este reconhecimento temos que aceitá-lo com humildade, de saber servir e continuar a servir” disse Daniel David, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Soico.
O empresário Salimo Abdula também foi distinguido pelo seu contributo relevante para o fortalecimento do sector empresarial moçambicano.
“Naquilo que são as afirmações e as ações que o presidente tem estado a fazer de forma pragmática para que nós criemos, de facto, uma base resiliente para que os empresários em Moçambique tenham alguma previsibilidade daquilo que vai acontecer nos próximos tempos”.
Com este reconhecimento, a Federação do Desenvolvimento Empresarial de Moçambique destaca o papel do diálogo e da parceria entre o Governo e o sector empresarial na construção de uma economia mais forte.
Fonte: O País