Resumo
A Unctad lançou uma nova base de dados global sobre comércio eletrónico durante a sexta reunião do Grupo de Trabalho da Unctad sobre Medição do Comércio Eletrónico e da Economia Digital, com representantes de 42 países. O grupo afirmou que melhorar a medição do comércio online é essencial para apoiar políticas de tributação, concorrência, acordos comerciais digitais, proteção ao consumidor, inclusão digital e apoio a micro, pequenas e médias empresas. As lacunas de dados prejudicam a formulação de políticas, ocultam desigualdades no acesso digital e impedem os países de beneficiarem plenamente da transformação digital. O comércio eletrónico está em rápido crescimento, superando o PIB global, mas a maioria dos países carece de estatísticas para captar o valor das transações online e do comércio digital transfronteiriço. O grupo recomendou uma revisão metodológica para incorporar elementos emergentes, como inteligência artificial e trabalho remoto.
A apresentação ocorreu durante a sexta reunião do Grupo de Trabalho da Unctad sobre Medição do Comércio Eletrônico e da Economia Digital, com a participação de representantes de 42 países.
Melhoria nas medições
O grupo de trabalho afirma que melhorar a medição do comércio na internet é essencial para apoiar políticas de tributação, concorrência, acordos comerciais digitais, proteção ao consumidor, inclusão digital e apoio a micro, pequenas e médias empresas.
As lacunas de dados prejudicam a formulação de políticas, ocultam as desigualdades no acesso digital e impedem os países de beneficiarem plenamente da transformação digital.
Comércio eletrónico em rápido crescimento
O comércio e os serviços prestados digitalmente estão entre os segmentos de mais rápido crescimento da economia global.
Dados da Unctad indicam que as vendas estão a expandir-se significativamente mais rápido do que o Produto Interno Bruto, PIB, global.
Apesar disso, a maioria dos países continua sem estatísticas capazes de captar o valor das transações online, do comércio digital transfronteiriço e da rápida expansão do comércio baseado nas redes sociais.
Necessidade de revisão metodológica
O grupo de trabalho recomendou que a Unctad realize uma revisão completa dos indicadores principais no próximo ano, que poderá incorporar elementos emergentes no panorama digital atual, tais como inteligência artificial, modelos de negócios, trabalho remoto e serviços totalmente digitais.
A reunião também incentivou o Grupo de Trabalho sobre Medição do Valor do Comércio Eletrónico, convocado pela Unctad com a participação de especialistas de cerca de 30 países e organizações internacionais parceiras, a concluir diretrizes e recomendações para a medição do valor do comércio na internet.
Essas orientações deverão ser promovidas pela Unctad através de programas reforçados de capacitação, desenvolvidos em parceria com organizações internacionais e regionais.
Colaboração internacional é essencial
Os participantes manifestaram preocupação com o declínio no financiamento internacional para o desenvolvimento, que ameaça os esforços de muitos países para acompanhar a transição digital.
Foi salientado que uma cooperação entre governos, setor privado e organizações internacionais é essencial para evitar duplicações e garantir práticas coerentes à escala global.
Os especialistas apelaram ainda à adoção de quadros estatísticos, neutros e comparáveis internacionalmente, assim como ao uso de ferramentas inovadoras de recolha de dados.
Fonte: ONU






