Resumo
O Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) apela à precaução no uso de pirotécnicos na passagem de ano de 2025/2026, recomendando distância de segurança de 50 metros ao acender e proibindo o uso por menores. A colocação no solo antes de acender é aconselhada para evitar acidentes graves, como amputações ou desfigurações faciais. O uso de pirotécnicos é permitido por 20 minutos, entre as 23h50 e 0h10, sendo importante evitar praias profundas e ter atenção a menores em piscinas privadas. Nas praias públicas, haverá salva-vidas identificados com camiseta amarela e calções laranja para operações de salvamento. A informação foi avançada pelo porta-voz do SENSAP, Leonildo Pelembe, ao "Notícias Online".
A exortação foi avançada esta manhã ao “Notícias Online” pelo porta-voz do SENSAP, Leonildo Pelembe, que reforçou a proibição de uso de objectos pirotécnicos em menores de idade.
Pelembe disse que os pirotécnicos devem ser colocados no solo antes de acender, a uma distância segura de 50 metros para acender e, em caso de falha, não devem ser manuseados sob o risco de explodir por fazerem parte de produtos explosivos, que podem gerar amputação de membros como dedos, mãos ou ainda desfiguração facial.
O porta-voz reiterou que o uso de pirotécnicos está autorizada para decorrer em 20 minutos, entre as 23h50 horas e 0h10 do novo ano.
Alertou ainda aos pais a terem cuidado com menores nas piscinas privadas de modo a evitar afogamentos, bem como a evitar praias de grande profundidade como tem sido na Ponta do Ouro, Costa do Sol, Macaneta, Xai-Xai, Tofo, Zalala, Pemba, entre outras.
“Nas praias públicas estarão presentes banhistas salva-vidas vestidos de camiseta amarela e calções laranja para operações de salvamento”, disse.
Fonte: Jornal Noticias






