27.1 C
New York
Saturday, January 10, 2026
InícioEconomiaSECTOR AGRÁRIO MANTÉM PERSPECTIVAS POSITIVAS PARA A CAMPANHA 2025/26, APESAR DAS INUNDAÇÕES

SECTOR AGRÁRIO MANTÉM PERSPECTIVAS POSITIVAS PARA A CAMPANHA 2025/26, APESAR DAS INUNDAÇÕES

Por: Gentil Abel

O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) mantém perspectivas de boa produção e produtividade na campanha agrária 2025/26, apesar das inundações provocadas pelas chuvas registadas no final de 2025 e no início do presente ano em algumas regiões do país.

Neste contexto, a informação foi divulgada durante uma reunião nacional de balanço das acções de monitoria da época chuvosa e do andamento da campanha agrária. O encontro teve como objectivo avaliar o impacto das inundações nas zonas afectadas em todo o país.

Assim sendo, dados actualizados indicam que mais de 92 mil hectares de áreas agrícolas foram afectados, o que corresponde a cerca de 1,8% da área total semeada, envolvendo pouco mais de 57 mil famílias produtoras. As províncias mais impactadas são Sofala, Zambézia, Tete, Manica, Gaza, Maputo Província, Nampula e Inhambane, sendo o arroz, milho, feijões, mandioca e batata-doce as culturas mais afectadas.

Desta feita, a província de Sofala surge como a mais afectada, com mais de 54 mil hectares inundados, de um total de cerca de 211 mil hectares semeados, atingindo mais de 41 mil famílias produtoras. Segue-se a Zambézia, com cerca de 35 mil hectares afectados, de um universo aproximado de 1,3 milhão de hectares. Inhambane registou impactos reduzidos, com cerca de 120 hectares inundados, enquanto Cabo Delgado não apresentou registo de áreas afectadas nem de famílias atingidas.

No entanto, apesar dos prejuízos registados, o Governo mantém uma projecção optimista para a presente campanha agrária. Para 2025/26, foi planificada uma área de cerca de 7,8 milhões de hectares, prevendo-se uma produção de 3,4 milhões de toneladas de cereais, 930 mil toneladas de leguminosas, 10,2 milhões de toneladas de raízes e tubérculos, 400 mil toneladas de oleaginosas e 2,1 milhões de toneladas de hortícolas, o que representa um crescimento estimado de cerca de cinco por cento face à campanha anterior.

Paralelamente, no sector da aquacultura, a província de Sofala registou danos significativos, com cerca de 180 tanques piscícolas afectados, dos quais mais de 30 ficaram totalmente destruídos. Foram igualmente afectadas mais de 40 gaiolas, resultando na perda de cerca de 116 mil alevinos e impactando aproximadamente 390 piscicultores.

Por fim, no sector pecuário, as inundações causaram danos em mais de 170 infra-estruturas, afectando cerca de 143 mil animais, entre bovinos, caprinos, suínos e aves, envolvendo aproximadamente 200 criadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Alunos de zonas afectadas pelo terrorismo em Nampula não realizaram exames 

0
Cerca 4928 alunos perderam os exames finais na província de Nampula, devido a ataques terroristas. Os alunos vão realizar exames especiais a partir do...
- Advertisment -spot_img