A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) acaba de anunciar que reassumiu, com efeitos imediatos, a gestão do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão – Moçambola, após o término, a 31 de Dezembro de 2025, do contrato de delegação de poderes com a Liga Moçambicana de Futebol (LMF).
A decisão surge na sequência da interrupção do Moçambola 2025, competição que não foi concluída e que deixou pendentes questões cruciais como a atribuição do título de campeão nacional, a definição das equipas despromovidas e a indicação dos clubes que representarão Moçambique nas competições interclubes da CAF. Para lidar com a situação, a FMF criou uma Comissão de Trabalho, liderada pela federação e integrada por representantes da LMF e outros “stakeholders” do futebol nacional.
A comissão terá como missão apurar as causas financeiras, administrativas, organizacionais e desportivas que levaram à interrupção do campeonato, além de analisar o formato competitivo mais adequado para o Moçambola 2026 e épocas seguintes, bem como a eventual renovação do acordo com a LMF.
A comissão deverá apresentar um relatório com conclusões e recomendações à Direcção Executiva da FMF, que mantém a decisão final sobre todas as matérias, em conformidade com os seus estatutos e regulamentos.
Fonte: Jornal Notícias
Fonte: RM






