27.1 C
New York
Tuesday, January 13, 2026
InícioDesportoObituário: faleceu Ali Hassane o único moçambicano que travou Maradona

Obituário: faleceu Ali Hassane o único moçambicano que travou Maradona

Faleceu na tarde desta terça-feira, 13 de Janeiro, o antigo internacional pelos Mambas e treinador moçambicano, Ali Hassane, que notabilzou-se na década 80 e 90 ao serviço do Grupo Desportivo Maputo e posteriormente representou o Sporting de Portugal.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Hassane que recentemente ocupou o cargo de treinador da Liga Desportiva de Maputo perdeu a vida vitima de doença numa das unidades sanitárias do país, onde nas últimas semanas lutava pela sua melhoria o que não veio a acontecer, segundo indicou uma fonte familiar.

 

Nascido a 4 de Junho de 1964, Ali Mahomed Hassane, foi o melhor jogador do Moçambola-88 ao serviço do Grupo Desportivo Maputo e fruto da suas exibições e qualidade foi convidado para fazer testes no Benfica. Treinou duas semanas, teve um contrato de quatro anos em cima da mesa, porém assinou pelo Sporting, onde cumpriu duas épocas.

 

Durante a sua passagem pelos leões de Lisboa, o medio-defensivo destacou-se na sua exibição em 1989 diante do Nápoles de Itália, onde teve a dura missão de travar o astro Dieogo Armando Maradona, tendo tido uma exibição que mereceu rasgados elogios por parte da imprensa desportiva lusa.

 

“Foi um dos momentos que marcou a minha carreira como jogador de futebol, afinal de contas não é todos os dias que se defronta o melhor jogador de todos os tempos. Foi um orgulho para mim e para Moçambique, como é óbvio. Foi de facto um momento ímpar. Numa das jogadas com Maradona fui admoestado com o cartão amarelo. No final do jogo, realizado no San Paolo, conversámos e ele ficou a conhecer o nosso belo país, Moçambique”, recordou Ali Hassane, numa entrevista ao Jornal A Bola aquando da morte de “El Pibe”.

 

Para além do Sporting (de 1989 a 1991), em Portugal Ali Hassane jogou pelo Vitória de Setúbal (1991/92); Amora (1992/93); Académico de Viseu (1993 a 1995) e Torres Novas (1995/96), tendo posteriormente regressado ao país onde assumiu as funções de treinador de futebol, tendo ocupado funções de timoneiro principal e adjunto da Liga Desportiva de Maputo por um período de sete anos, tendo mais tarde sido treinador do Grupo Desportivo Mahafil.

 

Em Moçambique, Ali Hassane iniciou os primeiros passos no bairro da Machava, sendo que ao nível federado começou no extinto Clube Operário da Texlom, em 1977, mas foi no Desportivo Maputo onde se notabilizou, com os seus lançamento pela linha lateral que se assemelhava a um pontapé de canto. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Aumento de casos de malária preocupa Governo de Tete

0
A província de Tete registou, no ano passado, mais de um milhão de casos de malária e cerca de 34 óbitos. Para travar a...
- Advertisment -spot_img