Há cerca de duas semanas, confrontos entre a Polícia e garimpeiros ilegais provocaram mortes no povoado de Maraca, posto administrativo de Yuluti, distrito de Mogovolas. Dados não oficiais indicam a morte de 31 garimpeiros, incluindo um agente da Polícia.
Entretanto, passados alguns dias, a Procuradoria Provincial de Nampula diz que ainda não tem dados oficiais sobre o número de vítimas mortais, mas explica que o processo está em fase de investigação para apurar o que realmente aconteceu naquela circunscrição geográfica.
O porta-voz da Procuradoria Provincial de Nampula refere que a situação preocupa o sector e que estão a ser tomadas medidas para evitar novos episódios de violência.
A instituição alerta que, se for confirmado o envolvimento directo de algumas pessoas nos actos de violência, estes poderão ser punidos com penas pesadas.
Até ao momento, não há informações correctas sobre o número de pessoas detidas em ligação com os confrontos registados em Mogovolas, um local onde é frequente actos de violência devido à ocorrência de mineiros.
Fonte: O País






