Resumo
A União Desportiva de Songo adiou o início dos trabalhos de preparação para a temporada de 2026 até receber garantias sobre o início das competições de futebol em Moçambique. O diretor-geral, Marcos Cossa, explicou que o clube de Tete prefere aguardar pelas datas oficiais das competições para evitar uma preparação sem rumo e desperdício de recursos. Apesar de ter prometido começar os treinos em fevereiro, a UD Songo decidiu esperar por informações claras antes de iniciar a pré-temporada, criticando a Federação Moçambicana de Futebol por marcar a Supertaça sem confirmar o calendário completo.
A informação foi prestada ao nosso Jornal por Marcos Cossa, director-geral dos campeões nacionais e vencedores da Taça de Moçambique da temporada 2025.
No final do ano passado, a UD Songo havia prometido arrancar com os trabalhos da nova época na primeira semana do mês de Fevereiro. Todavia, no início da presente semana, que coincidiu com o arranque do mês de Fevereiro, os “hidroeléctricos” continuam em silêncio, não havendo sinais de retoma.
Contactado pela nossa Reportagem para saber quando é que efectivamente o Songo iria iniciar com os trabalhos da pré-temporada, Marcos Cossa foi categórico ao afirmar que o clube da província de Tete apenas fará a retoma quando receber, por parte dos órgãos que gerem o futebol nacional, a garantia das datas do arranque das competições em que o clube deve participar, evitando uma preparação “escura”, sob pena de gastar recursos financeiros desnecessariamente.
“Havíamos prometido que de facto iríamos iniciar a preparação da nova temporada na primeira semana de Fevereiro. No entanto, depois de reavaliar uma série de questões optamos por esperar. Não vale a pena activar uma logística onerosa para ter a equipa instada na Vila de Songo e começar a treinar sem, no entanto, sabermos quando é que efectivamente a época inicia. Não queremos ter a equipa a treinar sem saber quando é que teremos o primeiro jogo oficial”, disse Cossa.
Entretanto, quando perguntado se de facto a posição da UD Songo não era contraditória, tendo em conta que a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) marcou para entre os dias 7 e 8 de Março próximo a data da realização do jogo da Supertaça Mário Coluna, a nossa fonte disse que contraditório é o posicionamento da FMF.
Fonte: Jornaldesafio






