27.1 C
New York
Sunday, February 8, 2026
InícioNacionalSociedadeQuatro países europeus apoiam vítimas das cheias em Moçambique

Quatro países europeus apoiam vítimas das cheias em Moçambique

Resumo

Portugal, Bélgica, França e Suécia enviaram 93 toneladas de ajuda humanitária a Moçambique para apoiar as vítimas das inundações que já afetaram mais de 724 mil pessoas. A ajuda inclui material médico, alimentos, abrigos e equipamentos de água, saneamento e higiene, entregue através do mecanismo Relief EU Humanitarian Air Bridge. Portugal contribuiu com 21 toneladas, França com 10 toneladas, Suécia com tendas e mantas, e a Bélgica também enviou 10 toneladas de ajuda. As inundações, que começaram em janeiro, causaram 25 mortes, 147 feridos e 9 desaparecidos, afetando 170.392 famílias e destruindo mais de 3.500 casas. Desde outubro, a época das chuvas já provocou 191 mortes, 291 feridos e afetou 845.144 pessoas em Moçambique.

Quatro países europeus, Portugal, Bélgica, França e Suécia, enviaram a Moçambique 93 toneladas de produtos diversos para apoiar as vítimas das inundações, que já afetaram mais de 724 mil pessoas. 

O apoio, de acordo com a Lusa, foi entregue ao abrigo do mecanismo Relief EU Humanitarian Air Bridge (HAB) e inclui material médico, alimentos, abrigos e equipamentos para água, saneamento e higiene. A ajuda chegou hoje a Moçambique e será oficialmente entregue às autoridades na segunda-feira.

Portugal contribuiu com 21 toneladas de bens humanitários, recolhidos pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e pela Cruz Vermelha Portuguesa, que serão distribuídos pela Aga Khan Moçambique e pela Cruz Vermelha Moçambicana. França enviou 10 toneladas de material de emergência, incluindo tendas e equipamentos de armazenamento de água, que serão distribuídos pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). A Suécia enviou tendas e mantas para beneficiar cerca de 1.400 pessoas, e a Bélgica também enviou 10 toneladas de material humanitário.

As cheias, que começaram em janeiro, causaram 25 mortes, 147 feridos e 9 desaparecidos, e afetaram 170.392 famílias. Além disso, mais de 3.500 casas foram destruídas e 166.000 inundadas. Desde o início da época das chuvas, em outubro, o número de mortos ascende a 191, com 291 feridos e 845.144 pessoas afetadas, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD). 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

MOÇAMBIQUE OU MAURITÂNIA: QUEM SE APURA AO CAN?

0
A Selecção Nacional defronta esta tarde (16.30 horas) a sua congénere da Mauritânia no Pavilhão da Liga Desportiva de Maputo, em jogo da segunda mão...
- Advertisment -spot_img