Resumo
Geny Catamo, em excelente forma, destaca-se no Sporting para o jogo frente ao FC Porto, o mais aguardado da 21.ª jornada da I Liga. Com seis golos esta época, o extremo moçambicano é uma peça-chave. O Sporting, a quatro pontos do FC Porto, chega motivado após vitória, enquanto os "dragões" pressionados pela primeira derrota no campeonato. Uma vitória do Sporting reduzirá a distância para um ponto, relançando a luta pelo título. O confronto opõe a melhor defesa (FC Porto) ao ataque mais concretizador (Sporting). O histórico recente favorece um resultado equilibrado, com os últimos quatro jogos no Estádio do Dragão a terminarem em empate. O momento de forma e a necessidade de pontuar sugerem um jogo equilibrado.
Trata-se de um confronto entre as duas melhores equipas da I Liga portuguesa e no qual o extremo moçambicano será um jogador que está sob os olhares de todos, por tudo que tem feito nesta época. Já são seis golos apontados pelo Sporting na presente temporada, tendo um deles sido marcado na semana passada no duelo com o AVES SAD, para a Taça de Portugal.
O Sporting chega a esta partida em segundo lugar com 51 pontos, a quatro do FC Porto, mas mais motivado, visto que vem dessa vitória, enquanto os “dragões” chegam a este encontro pressionados, depois de uma derrota-surpresa (2-1) frente ao Casa Pia, naquela que foi a primeira vez que sofreram dois golos num jogo do campeonato nesta época, abalando a sua imagem de invencibilidade.
Uma vitória do Sporting reduzirá a distância para apenas um ponto, relançando por completo a luta pelo título.
Por outro lado, este confronto opõe a melhor defesa do campeonato ao ataque mais concretizador. A equipa portista, orientada por Francesco Farioli, sofreu apenas seis golos em 20 jogos, um registo defensivo notável. Por outro lado, o Sporting, de Rui Borges, tem sido uma máquina ofensiva, com uma média de 2,7 golos por partida e o maior número de remates enquadrados (7,3 por jogo) e grandes oportunidades criadas (80) na prova.
O histórico recente no Estádio do Dragão favorece um resultado equilibrado: os últimos quatro encontros para a liga entre ambos neste estádio terminaram com um empate. Embora o FC Porto tenha vencido o último duelo em Alvalade, por 1-2, o momento de forma e a necessidade de pontuar de ambas as equipas sugerem um novo equilíbrio de forças.
Fonte: Jornaldesafio





